Pesquisa irregular que beneficiava Marcos Rocha tem divulgação suspensa pela Justiça

Conforme a decisão judicial, a pesquisa "contém erros graves" e não apresenta dados obrigatórios

Assessoria
Publicada em 23 de junho de 2022 às 14:50
Pesquisa irregular que beneficiava Marcos Rocha tem divulgação suspensa pela Justiça

Saltava aos olhos a incoerência dos dados da pesquisa que colocava o governador Marcos Rocha (União Brasil) liderando a corrida ao governo de Rondônia. Segundo o Real Time Big Data, Rocha tinha 32% das intenções de voto, contra 18% dados a Marcos Rogério, do PL. Nesta quinta-feira (23/06), a Justiça Eleitoral determinou a imediata suspensão da divulgação da pesquisa, por considerá-la irregular e "nociva ao interesse público”.

O juiz eleitoral Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, acolheu representação proposta contra o instituto de pesquisa e a Televisão Record S/A, que divulgou os dados. Em sua decisão, o juiz reconheceu que a pesquisa não é confiável, por conter “erros graves, pois não apresenta dados obrigatórios” e determinou a imediata suspensão da divulgação dos resultados, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais), podendo chegar a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

 A pesquisa foi produzida “sem a metodologia científica” exigida pela legislação eleitoral. Não apresentou informações sobre os bairros abrangidos ou o nível econômico das pessoas entrevistas. “A ausência desses elementos produz um resultado potencialmente diverso da realidade, prejudicando a formação de opinião dos eleitores acerca da falsa ideia dos índices de aprovação ou rejeição dos candidatos listados”, diz trecho da decisão.

 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook