Pesquisa Pronta destaca manutenção de animal silvestre em ambiente doméstico

A ferramenta reúne o resultado de pesquisas sobre determinados temas jurídicos, organizados por ramos do direito e por assuntos de maior destaque.

STJ
Publicada em 03 de abril de 2018 às 11:13
Pesquisa Pronta destaca manutenção de animal silvestre em ambiente doméstico

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou quatro novos temas na Pesquisa Pronta. A ferramenta reúne o resultado de pesquisas sobre determinados temas jurídicos, organizados por ramos do direito e por assuntos de maior destaque.

Direito ambiental

O STJ possui jurisprudência no sentido de admitir a manutenção em ambiente doméstico de animal silvestre que já vive em cativeiro há muito tempo, quando as circunstâncias do caso concreto, levantadas nas instâncias ordinárias, não recomendem o retorno do espécime ao seu habitat natural.

Direito administrativo

O tribunal entende que não há obrigatoriedade do registro de frigoríficos e matadouros no Conselho Regional de Medicina Veterinária, visto que as atividades desempenhadas nesses estabelecimentos não estão inseridas naquelas consideradas como básicas em relação ao exercício da medicina veterinária.

Direito constitucional

No entendimento da corte, o mandado de segurança possui natureza personalíssima, sendo incabível a sucessão de partes diante da morte do impetrante, ressalvadas as vias ordinárias.

Direito processual civil

O STJ já decidiu no sentido de que a falta de correspondência entre o número do código de barras da guia de recolhimento e o comprovante bancário demonstra irregularidade no preparo do recurso especial, tornando-o nulo.

Sempre disponível

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Basta acessar Jurisprudência > Pesquisa Pronta a partir do menu na barra superior do site.

Depois de acessar o serviço, não deixe de avaliar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook