Pesquisadores lançam livro sobre o câncer em Rondônia
Levantamento servirá de base para o planejamento e ações e políticas públicas de saúde.
Capa do Livro
Pesquisadores de Porto Velho lançam na segunda-feira,9, na Biblioteca Francisco Meirelles, na capital, o livro ‘Perfil Epidemiológico do Câncer’, que deve servir de base para o planejamento de políticas públicas de saúde para combate e prevenção ao câncer em Rondônia.
A obra o é de autoria dos pesquisadores Carlos Alberto Paraguassú-Chaves (Doutor e Pós-Doutor em Ciências da Saúde), Ene Glória da Silveira (Doutor em Geociências e Meio Ambiente e Pós-Doutor em Geologia Regional), Soraya Cruz Beleza (médica epidemiologista) e Laecio Cruz Beleza (médico ginecologista e obstetra).
Segundo os autores, a explicação para o aumento da incidência de câncer está na maior exposição dos indivíduos a fatores de risco cancerígenos, tanto na alimentação quanto nas condições de trabalho.
De acordo com o livro, o câncer é um problema de saúde pública para o mundo desenvolvido, bem como para as nações em desenvolvimento, nas quais, conforme a pesquisa, a soma de casos novos diagnosticados a cada ano atinge 50% do total observado nos cinco continentes.
“Talvez, a maior evidência do câncer como problema de saúde pública no Estado de Rondônia seja a instalação do Hospital de Barretos de Rondônia, o chamado 'Barretinho' e a construção e o funcionamento do Hospital do Câncer da Amazônia (Hospital do Amor)”, afirma o Dr. Paraguassú-Chaves.
“Acreditamos ainda que as autoridades e gestores de políticas públicas tanto estaduais como as municipais, assim como osdemais setores conexos, farão o bom uso deste trabalho como um instrumento para o planejamento e a tomada de decisões”, comentou Dr. Paraguassu-Chaves.
A OBRA
Para o desembargador Isaias Fonseca Moraes (vice-presidente do Núcleo de Apoio a Criança do Câncer – NACC de Rondônia), o trabalho produzido pelos autores pesquisadores, além de grande alcance social, será uma importante ferramenta de pesquisa. “Livro é de linguagem simples e singular, como deve ser os livros de cunho social”.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
O nosso quido Ir.:Carlos Alberto Paraguassu Chaves, sempre em suas pesquisas trabalhando pela a Humanidade, esse Livros só vem somar e auxiliar as nossas autoridades na área da Medicina com isso amenizando no sofrimento do povo do Norte que é um povo tão esquecido. sucesso meu querido mestre Carlos e todos demais pesquisadores.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook