PGR participa da posse na nova presidência do Superior Tribunal de Justiça
Tomaram posse para o biênico 2020/2022 o ministro Humberto Martins, como presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal, e o ministro Jorge Mussi, como vice-presidente da Corte
O procurador-geral da República, Augusto Aras, participou, nesta quinta-feira (27), da posse da nova presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o biênio 2020/2022. Tomaram posse o ministro Humberto Martins, para o cargo de presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal, e o ministro Jorge Mussi, para o cargo de vice-presidente da Corte.
O procurador-geral da República parabenizou o ministro João Otávio de Noronha e a ministra Maria Thereza de Assis Moura, que deixaram a presidência do STJ, “os quais cumpriram com louvor a missão à frente desta Corte Superior”. Aras destacou a produtividade do Tribunal, mesmo com o trabalho remoto no momento de enfrentamento da pandemia. Segundo ele, do início da gestão até o começo deste mês, houve redução do acervo processual em mais de 15%, representando quase 50 mil casos a menos.
Sobre o trabalho durante a pandemia, o PGR ressaltou que o Tribunal manteve intensa produtividade, em trabalho remoto e videoconferências, graças ao investimento que se faz em inovação tecnológica e inteligência artificial, voltadas para qualificada e cada vez mais célere prestação jurisdicional. “Somente no período de trabalho remoto por conta da pandemia, de março a agosto, o Tribunal proferiu mais de 297 mil decisões”, citou.
Augusto Aras ainda louvou a boa interlocução mantida com o Ministério Público e com os demais poderes da República, “por meio de parcerias que favorecem a melhoria das atividades jurisdicionais e a propagação de boas práticas entre diversos órgãos do sistema de Justiça”. E destacou o bom trato interinstitucional pela ampliação e modernização da Casa, “que tem servido de modelo nacional e internacional em processos eletrônicos, gestão socioambiental, transparência e eficiência, combatendo o bom combate e mantendo firme a fé em dias melhores, plenos de vida, temperança e alegria”.
Nova presidência – À presidência empossada, o procurador-geral declarou apoio do MP brasileiro, “contribuindo para lançar pontes para a defesa de direitos, da cidadania e para a resolução célere e pacífica de conflitos, bem como os votos de saúde plena e de uma gestão profícua e feliz”.
O PGR desejou saúde e sucesso ao presidente Humberto Martins na nova jornada. “Continue a brilhar com sábia ponderação e visão humanista voltada ao bem comum, à conciliação e à pacificação social”, disse Augusto Aras.
A respeito do vice, Jorge Mussi, Aras destacou a visão privilegiada e amadurecida de quem ocupou diversos cargos na República. “Nestes dias difíceis, é bom contar com pessoas sábias e experientes, que seguem oferecendo o melhor a cada passo, servindo os brasileiros na distribuição da Justiça”, ponderou.
Participaram da solenidade o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM/AP), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de Alagoas, Renan Filho (MDB), além de outras autoridades.
Ifro acata recomendação do MPF para estabelecer critério de verificação de autodeclaração de candidatos cotistas
Autodeclaração não pode ser critério absoluto de definição da pertença étnico-racial de um indivíduo
MPF recomenda que Ifro assegure transporte escolar de alunos até o campus
Serviço poderá ser prestado por contratações estaduais, municipais ou diretamente pelo Ifro
Após recomendação do MPF, ANTT vai instruir e informar empresas de ônibus sobre passagens para idosos
Objetivo da recomendação foi evitar a cobrança daqueles que estão em fila de espera sob o argumento de não existirem mais vagas disponíveis
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook