PJe Criminal está implantado em 100% do Poder Judiciário de Rondônia

A instalação coordenada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) foi concluída na quarta, 19 de maio

Assessoria de comunicação Institucional
Publicada em 21 de maio de 2021 às 15:10
PJe Criminal está implantado em 100% do Poder Judiciário de Rondônia

CGJ -RO concluiu cronograma de instalação iniciado em junho de 2020 (Foto: Arquivo)

 

Encerra-se a era da distribuição de processos físicos no âmbito da Justiça de Rondônia. A última fronteira que persistia era nos feitos de natureza criminal. Com a recente conclusão da implantação do Processo Judicial Eletrônico Criminal (PJeCrim) em 100% das unidades do Poder Judiciário de Rondônia, daqui pra frente todos os feitos novos serão eletrônicos e estarão virtualmente disponíveis. A instalação coordenada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) foi concluída na quarta, 19 de maio.

Todas as funcionalidades do PJeCrim estão ativadas. Os arquivos podem ser acessados de modo integral, inclusive os audiovisuais. Elementos de inteligência artificial como a automação de movimentação processual também integram o PjeCrim.

O juiz auxiliar da CGJ-RO, e coordenador do projeto de implantação, Cristiano Gomes Mazzini, diz que o PJeCrim resulta na ampliação do devido processo legal. "E nos traz uma expectativa de proporcionar uma justiça criminal ainda mais célere e qualitativa para a sociedade'', disse.

A implantação do PJeCrim foi iniciada em junho do ano passado. Instalar o sistema em 100% das unidades judiciárias era uma das metas estabelecidas pelo Plano de Gestão da CGJ, antes mesmo da pandemia de Covid-19 surpreender a todos, em meados de março de 2020.

 edcartorioVolante3

Processos criminais eram físicos

Na época, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) baixou atos administrativos que recomendavam a suspensão do trâmite dos processos físicos, para evitar o deslocamento de servidores e usuários ao fórum. Em Rondônia, apenas os processos criminais ainda eram físicos e não tramitavam na plataforma do PJe.

cronograma arrojado de implantação foi motivado pela necessidade dessa movimentação processual que reflete até na restauração da ordem pública, explicou Mazzini. "Na medida em que os processos criminais voltam a tramitar, a sociedade é retribuída com a solução de crimes e a Justiça cumpre a Lei Penal condenando ou absolvendo os acusados", completou.

Com a instalação do PjeCrim no PJRO, a Corregedoria concluiu um projeto amplo, iniciado em 2015 com o advento do PJe no Estado. Atores como a OAB, Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) e polícias Civil, Militar e Federal participaram integral e democraticamente do projeto.

Sistema de Peticionamento Inteligente

Institucionalmente, a Secretaria de Tecnologia, Informação e Comunicação (STIC) foi essencial para a execução do projeto. Foram os analistas de TIC do TJRO que criaram o "Peticionamento Eletrônico", módulo que permite à polícia enviar documentos, inquéritos e termos circunstanciados de ocorrências (TCOs) pela internet. Foram eles também que treinaram as unidades jurisdicionais, magistrados e órgãos externos por meio de videoconferências, manuais e lives.

oficinapjecrim

Treinamento promovido pela CGJ a policiais do estado

A secretária de tecnologia do TJRO, Ângela Szymczak, afirma que foi necessário esforço de todas as áreas da STIC, desde o atendimento, projeto, governança, desenvolvimento até a área de infraestrutura.

"O sucesso do projeto se deu pelo envolvimento e dedicação da equipe técnica, bem como todo o suporte e orientação por parte da CGJ, com a qual trabalhamos com grande parceria", garantiu.

Gestão da Justiça Criminal

Gestão da Justiça Criminal é uma das diretrizes da atual gestão da CGJ, que apresenta resultados satisfatórios. O corregedor-geral da Justiça de Rondônia, Valdeci Castellar Citon, acredita que esse sucesso é resultado do comprometimento dos atores envolvidos. O cuidado com as prerrogativas de todas as carreiras que trabalham ou dependem da Justiça também é um elemento importante.

O magistrado ressalta que as decisões desse projeto foram tomadas em conjunto e com diálogo democrático, em cumprimento a um dos valores da CGJ.

"O sucesso da implantação do PJe se dá graças à adesão integral desses atores, em especial o juiz Cristiano Mazzini, que coordenou essa ação. O PjeCrim é fundamental para o Tribunal de Rondônia continuar o trabalho de excelência, já reconhecido por dois anos consecutivos pelo CNJ com o Prêmio Diamante", concluiu o corregedor-geral de Justiça, Valdeci Castellar Citon.

https://www.tjro.jus.br/noticias/item/14510-pje-criminal-esta-implantado-em-100-do-poder-judiciario-de-rondonia

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook