Plicoma Anal: o que é e como tratar?

Neste episódio a médica cirurgiã do aparelho digestivo Dra. Beatriz Azevedo dará mais detalhes sobre o assunto

Brasil 61
Publicada em 29 de março de 2023 às 18:23
Plicoma Anal: o que é e como tratar?

Você já teve a sensação de ter um pequeno caroço próximo ao ânus e ficou na dúvida se era uma hemorroida, acúmulo de pele ou algum problema? Já ouviu falar em plicoma anal? Neste episódio a médica cirurgiã do aparelho digestivo Dra. Beatriz Azevedo dará mais detalhes sobre o assunto.

Plicomas são excessos de pele na borda anal, pequena dobras ou sobras de pele que aparecem na região. Na maioria dos casos não causam dor, são amolecidos e não trazem nenhum outro problema mais grave. Se forem maiores, podem causar dificuldades de higiene ou um incômodo estético. 

Causas

Existem diferentes causas, mas vamos falar apenas das 4 mais importantes:

  • Acúmulo de pele em decorrência de algum outro problema anterior que ocorreu na borda do ânus. Um exemplo é a hemorroida externa, como a trombose hemorroidária. Nesse caso, a veia hemorroidária vai inchando e, à medida que vai crescendo, a pele ao redor do ânus vai acompanhando esse aumento. Com o passar do tempo, a trombose hemorroidária desincha e a pele que cresceu no local fica sobrando, formando um plicoma.
     
  • Fissuras anais. Uma situação bastante comum é o aparecimento de um plicoma na borda de uma fissura anal, esse é o chamado plicoma sentinela. A fissura é um corte/rachadura na borda anal, que geralente aparece em decorrencia de evacuações endurecidas. As fissuras costumam ser muito dolorosas e causar sangramento ao evacuar. Muitas vezes, mesmo após a cicatrização da fissura com tratamento clínico, o plicoma ainda se mantém no local. Quando uma fissura não cicatriza com o tratamento clínico e precisa ser operada, o plicoma é removido junto com ela. 
     
  • Pós operatório de cirurgias para hemorroida. Após cirurgias para hemorróidas, a pele entre as feridas pode inchar mesmo com a cicatrização completa. Essa pele sobra, formando um plicoma.
     
  • Sem causa definida. Os plicomas podem aparecer sem causas identificadas. Esses casos são mais comuns em mulheres, na região do ânus mais próxima da vagina. Isso porque essa região já possui naturalmente uma sobre de pele que pode crescer com o passar dos anos.

Independente da causa, na presença de um caroço ao redor do ânus, procure um médico para que o diagnóstico seja feito corretamente. 

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, feito por um médico proctologista em consultório. Só ele poderá te dizer se aquela lesão na borda anal é um plicoma, hemorróida ou até mesmo um tumor do canal anal. 

Tratamento

Não existe tratamento clínico capaz de diminuir ou eliminar os plicomas anais. O único tratamento para eles é a remoção através de cirurgia. Lembrando que não há nenhuma obrigatoriedade na remoção deles independente do tamanho. Plicomas podem ser bem pequenos ou até sobras de peles maiores com 3 centímetros. Não existe risco de que o plicoma se transforme em outra doença. A indicação da cirurgia se dá por conta da dificuldade na hroa da higiene, coceira ou por incômodo estético, mas se o plicoma não está interferindo na qualidade de vida da pessoa, não é necessário que se faça algo.

É importante lembrar que o diagnóstico deverá ser feito pelo médico especialista, de preferência o cirurgião do aparelho digestivo ou o coloproctologista. 

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.


https://brasil61.com/n/plicoma-anal-o-que-e-e-como-tratar-blog230378

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook