Polícia Civil faz alerta sobre golpe de clonagem do aplicativo WhatsApp

De acordo com a autoridade policial, “os golpistas se passam por conhecidos dos usuários e solicitam dinheiro”.

ASCOM/PCRO/imagem: Alex Ribeiro
Publicada em 10 de maio de 2019 às 12:34

A Polícia Civil do estado de Rondônia, por meio da delegada Keity Mota Soares, titular da 2ª Delegacia de Porto Velho, alerta á população para um golpe de clonagem do aplicativo WhatsApp que tem sido praticado por criminosos nos últimos meses. De acordo com a autoridade policial, “os golpistas se passam por conhecidos dos usuários e solicitam dinheiro”.

Segundo a delegada da Polícia Civil, Keity Mota, os criminosos obtêm dados da vítima, por meio de uma conta de telefone em um anúncio, por exemplo, no aplicativo de venda OLX disponibilizado pela vítima para contato. Em seguida, o golpista envia uma mensagem para a vítima se passando por representante de uma empresa de comércio eletrônico e solicita dados cadastrais, para isso requer o fornecimento de seis dígitos, repassados via SMS. “Sem saber que está caindo em um golpe, a vítima envia o código do usuário para o criminoso e com isso, ele consegue instalar o WhatsApp em outro aparelho celular. O golpista tem acesso aos dados e contatos da agenda telefônica da vítima, além de conversas salvas em backup”, explica a Delegada.

Com os dados em mãos, o criminoso entra em contato com familiares e amigos da vítima se passando por ela e solicita dinheiro emprestado a ser transferido para a conta de terceiros. “Desconfie se um de seus contatos estiver pedindo dinheiro ou cobrando dividas. Certifique-se entrando em contato com a pessoa por outra via sem ser virtual. Registre sempre uma ocorrência mesmo que não tenha sofrido prejuízo financeiro”, alerta Keity Mota.

Dicas de segurança

A Polícia Civil orienta à população que ative a verificação dos WhatsApp em duas etapas nas configurações do seu aplicativo. Para ativar, o usuário entra na configuração do aplicativo, clica na opção ajustes, conta e em configuração em duas etapas. Será solicitada uma senha de seis dígitos. Caso necessário a reinstalação do aplicativo, será solicitada esta senha evitando que terceiros se apropriem de seus dados.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook