População é beneficiada com mutirão odontológico na unidade Hamilton Gondim

Ação foi realizada para dar celeridade aos atendimentos especializados de saúde bucal

Texto: Rando Silva Foto: Felipe Ribeiro
Publicada em 05 de junho de 2023 às 14:56

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou no sábado (3), no Centro Especializado Odontológico (CEO) Hamilton Gondim, um mutirão para agilizar os atendimentos voltados à saúde bucal. A ação teve como objetivo dar celeridade nos atendimentos mais complexos de odontologia e atendeu pacientes com agendamento prévio.

Procedimentos como cirurgias, endodontia (tratamento de canal) e periodontia (tratamento na gengiva ) foram realizadas durante o mutirão. A gerente da Divisão de Saúde Bucal, Francielli Pasquim Tolotti, explica a necessidade da ação.

Francielli Pasquim Tolotti acrescentou que crianças também podem ser atendidas pelo CentroFrancielli Pasquim Tolotti acrescentou que crianças também podem ser atendidas pelo Centro

“Atendemos excepcionalmente no sábado, para agilizarmos as listas de pacientes que estão aguardando tratamentos especializados. Percebemos uma fila de pacientes aguardando e entramos em acordo com dentistas dessa unidade para poder dar vazão à lista de pacientes e agilizar os agendamentos. Aqui no CEO o tratamento é de canal, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, extração do terceiro molar, que é um procedimento mais complexo”.

Francielli acrescentou que as crianças também podem ser atendidas no Centro. “Pacientes com necessidades especiais como o de pediatria também podem vir no CEO. Tudo é agendado pelo sistema. Lembrando que o CEO não é a porta aberta como as UBS que o paciente pode chegar lá e procurar uma consulta, aqui no CEO são somente especialidades”, explica.

ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS

Dentista Vagner Carvalho orienta que todas as pessoas devem procurar atendimento odontológicoDentista Vagner Carvalho orienta que todas as pessoas devem procurar atendimento odontológico

O dentista Vagner Carvalho, um dos profissionais que atendeu no último sábado durante o mutirão, orienta que todas as pessoas devem procurar atendimento odontológico, mesmo aquelas que não apresentam nenhuma dor ou problema aparente.

“É provável que você tenha ouvido alguém falar sobre fraturas faciais ou visto alguém com um defeito dentário perceptível ou outra anomalia na arcada dentária. Pessoas que, por alguma razão, tiveram alterações morfológicas negativas em seus rostos devem consultar médicos de estrutura facial, como cirurgiões bucomaxilo faciais”, pontua.

Trata-se de uma especialidade conhecida como cirurgia bucomaxilofacial, que inclui, entre outras, doenças da Articulação Têmpora Mandibular (ATM), patologias e tumores maxilares, alterações congênitas do crescimento facial, além de lesões e fraturas faciais. “É esse serviço especializado que estamos fazendo aqui, entre outros".

 

Juliana Vieira Martins, 41 anos, ficou satisfeita com a ação e diz que foi atendida rapidamenteJuliana Vieira Martins, 41 anos, ficou satisfeita com a ação e diz que foi atendida rapidamente

Já o objetivo da endodontia cirúrgica é obter limpeza, conformação e obturação tridimensional da porção apical do canal radicular quando este não é tratável através da cavidade de acesso criada na coroa do dente, sendo apenas acessível cirurgicamente. A operação é realizada inteiramente com a ajuda de um microscópio operatório e tem uma taxa de sucesso a longo prazo muito alta”, enfatizou.

A moradora do bairro JK, Juliana Vieira Martins, 41 anos, ficou satisfeita com a ação. “Muito bom, bem rápido, me encaminharam pra cá, aí o doutor já vai me atender hoje, é bem rápido o atendimento mesmo, e estou gostando muito”, declarou.

Rogério Vianna, morador do bairro Jardim Santana, parabenizou os profissionais.“Eu observo com muito carinho, a população está sendo bem atendida, e os profissionais são bem dedicados na sua profissão. Aqueles que precisam serão bem atendidos com profissional qualificado, e a escolha do sábado para mim é ótima, porque durante a semana é trabalho, correria, hoje é bem satisfatório para todos aqui”, completou.

A Semusa informa que agendamentos odontológicos podem ser efetuados nas Unidades de Saúde do seu bairro.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook