TJRO faz alerta sobre golpes pelo Whatsapp utilizando nome do Poder Judiciário

Portanto, para evitar golpes a orientação é sempre confirmar a origem das mensagens recebidas, realizando ligação para número fixo ou funcional da instituição, que sempre estão disponíveis nos sites oficiais

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 05 de junho de 2023 às 13:53
TJRO faz alerta sobre golpes pelo Whatsapp utilizando nome do Poder Judiciário

O Poder Judiciário de Rondônia informa que instalou procedimento para apurar a prática de fraudes envolvendo o nome da Justiça de Rondônia e da Corregedoria-Geral da Justiça após denúncia de uma advogada, que teve seus dados utilizados por criminosos. 

A advogada relatou a ocorrência de um novo esquema fraudulento que vem sendo realizado por meio do aplicativo WhatsApp, utilizando documento com nome e o símbolo deste Tribunal de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça, em papel timbrado.

A fraude, segundo a denúncia, consiste no envio de mensagens por uma pessoa que se passa pela advogada, contendo requisição de pagamento em conta de terceiros, em nome deste Poder Judiciário, com a falsa justificativa de "quitação das certidões negativas", o que não condiz com a realidade. 

O Gabinete de Segurança Institucional do TJRO apontou que os golpistas utilizam números de telefones móveis sem cadastro, ou com cadastro em nome de terceiros, que acabam sendo vítimas também, o que dificulta as buscas por dados concretos durante as investigações policiais. Portanto, para evitar golpes a orientação é sempre confirmar a origem das mensagens recebidas, realizando ligação para número fixo ou funcional da instituição, que sempre estão disponíveis nos sites oficiais. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook