Semeia realiza atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (5) no auditório do Ifro

Hiandra Trindade Fotos: Acervo Semeia
Publicada em 05 de junho de 2023 às 16:36
Semeia realiza atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realiza a Semana do Meio Ambiente em alusão ao dia 5 de junho, data celebrada mundialmente. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira, às 19h, no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro).

O cronograma iniciou, na manhã desta segunda-feira, com uma roda de conversa na empresa Potência Medições, com a abordagem do tema sobre separação de resíduos e queimadas. Ainda hoje, acontece a abertura oficial, com apresentação de peça teatral, dança e chorinho. O evento é uma parceria com a Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP) e Ifro.

Na terça-feira (6), a programação continua com atividades dentro do Parque Ecológico Municipal (PEM), rua Estrada Velha (2º distrito). As crianças do 3º ano do Colégio Educar realizarão um piquenique e debate sobre a Educação Ambiental. No período da tarde, acontece uma palestra no Ifro, sobre microplásticos e micotoxinas na piscicultura, com o professor Jerônimo Vieira Dantas Filho.

A programação da Semana do Meio Ambiente se estende até quarta-feira (7), às 8h,  quando será realizada palestra no auditório do Ifro sobre “Compostos Bioativos e Potencial Biotecnológico de Frutos Amazônicos”. Às 9h, acontece atividade de aplicação de biotecnologia para recuperação de áreas degradadas e Oficina de Elaboração de Mapas.

No período da tarde, estudantes do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Primavera visitarão o PEM das 14h às 16h30. Simultaneamente, no Instituto Federal, acontece uma palestra sobre o ICMBIO e o Manejo do Integrado do Fogo, apresentação de banners de estudo científicos e ações sustentáveis nas instituições de ensino.

Em 2023, acontece a 50ª edição da Semana Mundial do Meio Ambiente, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas). O tema central será “Soluções para a Poluição Plástica”. Essa semana é uma oportunidade para indivíduos, governos, organizações não governamentais e empresas de todo o mundo se unirem em busca de um planeta melhor.

“Nosso objetivo como Secretaria Municipal de Meio Ambiente é alcançar um público de todas as idades durante a programação. Essa semana só reforça todo o trabalho que temos realizado de forma dedicada à Educação Ambiental. Contamos com a conscientização de todos os ji-paranaenses”, afirmou Jeane Muniz, secretária da Semeia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook