Decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia destaca pedido de bloqueio de CNH e cartão de crédito de devedor

Com o julgamento da controvérsia pelo Superior Tribunal de Justiça, o processo será concluído

Rondônia Jurídico
Publicada em 05 de junho de 2023 às 16:54
Decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia destaca pedido de bloqueio de CNH e cartão de crédito de devedor

 

O Tribunal de Justiça de Rondônia, tendo como relator o desembargador  Isaias Fonseca Moraes, proferiu uma decisão que chamou atenção para a possibilidade de bloqueio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do cartão de crédito de um devedor. O caso em questão envolve uma  ação de cumprimento de sentença movida por credor contra devedor na justiça rondoniense.

O agravo de instrumento (espécie de recurso) interposto por V.R.P contesta a decisão proferida pelo Juízo da 4ª Vara Cível da comarca de Ji-Paraná, que indeferiu o pedido de suspensão da CNH e bloqueio do cartão de crédito da parte executada. No entanto, o processo teve seu julgamento suspenso devido a uma decisão (chamada  afetação)  pelo Superior Tribunal de Justiça em recurso especiais em trâmite na corte.

O Tema número  1137 tem como objetivo definir se é possível, com base no artigo 139, IV, do CPC (Código de Processo Civil/15), que o magistrado adote meios executivos atípicos, observando-se a devida fundamentação, o contraditório e a proporcionalidade da medida. Diante dessa afetação, há determinação de suspensão nacional de todos os processos pendentes que tratam da mesma questão.

Com base nessa determinação, o Tribunal de Justiça de Rondônia decidiu suspender o processo local  até que haja um pronunciamento definitivo por parte da Corte Superior. 

Com o julgamento da controvérsia pelo Superior Tribunal de Justiça, o processo será concluído. 

Essa decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia traz à tona uma discussão relevante sobre a possibilidade de bloqueio da CNH e do cartão de crédito de um devedor como medida executiva. O desfecho desse caso poderá trazer esclarecimentos importantes sobre os limites e a aplicação dessas medidas atípicas.

Comentários

  • 1
    image
    CARLSON LIMA 05/06/2023

    Digo desembargador rsrsrs

  • 2
    image
    CARLSON LIMA 05/06/2023

    juiz querendo aparecer mas que a lei.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook