Por que os bolsonaristas continuam apoiando seu líder ladrão de joias?
"Culpa-se todo mundo, menos o líder messiânico a quem se deve a devoção. Assim funciona a seita", diz Marcia Tiburi
Joias e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/TV Globo | REUTERS/Evelyn Hockstein)
O paradoxo bolsonarista está em questão: como ser um “cidadão de bem” e apoiar um líder ladrão? Logo a contradição cai por terra como uma máscara: de fato, a expressão “cidadão de bem” passou pela máquina de distorção do fascismo e significa agora o seu contrário. Mas é esse jogo de distorções e mentiras que convém analisar para entender a cabeça dos fascistas, ou melhor, do infeliz cidadão fascistizado pela máquina de devorar cérebros do capitalismo em seu estágio neoliberal. Essa máquina é composta por mídia, igrejas e políticos a serviço dos donos do poder.
O caso das joias roubadas ainda não se encerrou, mas, na lógica dos bolsonaristas não se leva em consideração a democrática e constitucional “presunção de inocência”. Contudo, culpa-se todo mundo, menos o líder messiânico a quem se deve a devoção. Assim funciona a seita.
De fato, as provas abundam no caso de Bolsonaro faltando pouco para que o líder seja condenado e preso. Mas bolsonaristas não se importam. Fazem de tudo para negar o óbvio. Não aceitam argumentos, não querem ver ou ouvir a verdade. O esquema das joias foi detalhado na investigação: o recebimento dos bens por Bolsonaro, o deslocamento e a venda nos Estados Unidos, e a operação deflagrada para recuperar os objetos após o caso entrar na mira da Justiça. Tudo muito detalhado, dirimindo toda dúvida. Mas os bolsonaristas continuarão negando o que houve, como negam a esfericidade da Terra.
De fato, a servidão ao líder autoritário implica identificação. No fundo, o submisso sabe que ele não existe e que depende do líder que ele adora para existir. Se for confirmado que o líder é ladrão, assassino ou homossexual (outro assunto na ordem do dia depois da medalha do “incomível” ao fascista argentino Miley) o cidadão servil sentir-se-á, ele mesmo, um ladrão. Se for ladrão mesmo pode se irritar ao ser descoberto, se não for, pode se sentir irritado pela injustiça. Seu líder tem a função de existir por ele. Mesmo na prisão, ele será amado. Pior seria se ele morresse e o projeto messiânico fosse interrompido, pois mesmo havendo candidatos a Bolsonaro, como havia candidatos a Hitler, o fascismo nunca mais será o mesmo depois dele.
Professora de Filosofia, escritora, artista visual
108 artigos
Bolsonaro roubou e vendeu relógios quando ainda era presidente
"Bolsonaro e seus comparsas não escaparão de condenações à prisão", escreve Jeferson Miola
O trajeto e o tráfico das joias do patrimônio público brasileiro
'Fica evidente o nervosismo que tomou conta da equipe que servia Bolsonaro e estava no entorno do tenente-coronel Mauro Cid', escreve a colunista Denise Assis
Lula bateu em Campos Neto e se deu bem. Por isso, queriam calá-lo
“Lula agenciou o debate público e refletiu o sentimento do povo sobre os juros. O resultado foi alta na aprovação. Habla mais, presidente”, escreve Aquiles Lins
Comentários
Pelo tipo de vocabulário utilizado pela esquerda aqui se nota quem é que tem carência de educação! Defendo um novo governo isento desses vícios do sistema. Nem Lula nem Bolsonaro. Mas do jeito que está fica difícil. O governo do amor está cheio de vingadores. Pelos comentários aqui, não haverá a união do povo brasileiro. Precisamos sangue novo.
Lider ladrão. Me parece que eles conhecem bem esse título. Ladrão e lesa-pátria.
Sebastian! Você é um bozominion daqueles que zurram dia e noite!!! Jegão perfeito.
Boa resposta Evald para esses bajuladores do ladrão de nove dedos e sua quadrilha.
Os bozomínions, ignorantes e ridículos, seguem babando seu "líder". Não se muda o cérebro fraco e imundo de milhões de brasileiros, que não tem estudo, desconhecem o que é honestidade e idolatram um miliciano ladrão e cruel. Jumentice não tem jeito. Só nascendo de novo.
O mesmo título da matéria pode ser aplicado aos Lulistas!!! Por que eles apoiam um ladrão que através de seus ministros e companheiros de partido sorupiaram os cofres públicos, foram julgados em mais de uma instância e depois seus indicados no STF o resgataram para concorrer novamente usando de todas as formas possíveis para que vencesse o pleito?
Ladrão apóia ladrão.
Pelo mesmo motivo, que os burros não acredita que a turma do PT não passa de uma quadrilha. Não acredito que petista acredita na inocência desta turma. Acredito que os iguais, se defendem .
Este tipo de artigo é que espalha o ódio e autora não conhece a realidade e no rastro da mesma vem uma leva de baba ovo querendo lacrar e ficam falando asneiras
E desde quando uma boiada maluca enxerga alguma coisa? Só consegue ver a grama no chão. E na cabeça (enfeitada por dois chifres) , só consegue lembrar-se do (vô)mito.
A RESPOSTA É SMPLES, PORQUE JAMAIS APOIARIAM UM LADRÃO CONDENADO PELO ROUBO DE BILHÕES DO POVO NOS GOVERNOS DO PT. LULA LADDRAO SEU LUGAR É NA PRISÃO. ESSA É UMA VERDDE QUE A ESQUERD A NÃO ACEITA POR CONVENIENCIA PROPRIA. PTZADA TÁ TODO MUNDO RICO . O BRASILEIRO TÁ VENDO.
Parabens a autora desta futil materia, a começar pela formação desta individua. pq ela não mostra a culpabilidade do Bolsonaro com fundamentos incontestaveis? Falacia é materia constante dos "filosofos", que vivem na imaginação de um mundo literario, por isso são alienados do PT. pessoas que não tem identificação profissional e vivem sugando os trabalhadores que contribuem com os impostos para manter o Pais. dando a esses REMULAS de sugar o pais, onde eles não pagam impostos e vivem sugando os trabalhadores honestos.
Além da cegueira ideológica, bozo não é só um charlatão ladrão de joias, pois as mesmas são oriundas de corrupção. O falso patriota se vendeu para vender refinaria na Bahia a preço de banana para os Árabes. Ou seja, além de ladrão, é corrupto e fez a nação perder muito dinheiro nessa jogada. Seus apoiadores são é cúmplices dessa patifaria toda.
Excelente matéria! O bolsonarista é o pior tipo de cego: o cego que não vê e não quer vê, e finge que vê alguma coisa, no caso, as virtudes inexistentes do coiso chamado Jair Bolsonaro. Mesmo com a Polícia Federal escancarando os podres, agiotagens, furtos, roubos, falcatruas, cambalachos e tenebrosas transações praticadas por Bolsonaro, os cegos fingidos, sonsos e dissimulados teimam em fingir que não veem! A idolatria fascista chegou fundo no corpo e no aparelho psíquico dessa gente, transformando-os num batalhão de seres sem pensamento, sem sentimento e sem alma, verdadeiros zumbis escatológicos! Os vampiros da anticidadania foram mordidos no pescoço pelo Drácula do Fascismo Tupiniquim Moderno e agora andam por aí destabanados e robotizados com medo da Cruz da Democracia e da Justiça Social do Governo Lula!!
um bando de desvairados que nao sabem o que viver em paz e condições favoraveis...
Excelente o ponto de vista da autora da presente matéria.. só o gado não enxerga isso.. todo mundo é culpado usando para isso autora.. todos os meios e recursos possíveis e imagináveis até fake news.. contudo o líder deles no caso o Bozo é um santo que não pode ser atingido.. entretanto a hora dele mais cedo ou mais tarde vai chegar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook