Porto Velho pode não ser a cidade dos sonhos, mas é a minha cidade!

Até Paris, considerada a cidade mais bonita do mundo, tem problemas. Porto Velho, portanto, não poderia ser diferente, mas a cidade também tem qualidades

Valdemir Caldas
Publicada em 30 de março de 2023 às 08:55
Porto Velho pode não ser a cidade dos sonhos, mas é a minha cidade!

Aprendi, e não é agora, a agradecer, primeiramente, a Deus, pelas bençãos imerecidas, e, depois, às pessoas que me estenderam a mão quando mais precisei. E ainda o faço, com o mesmo entusiasmo de antes, porque entendo que a gratidão é uma virtude inerente a poucos. É uma característica das almas nobres. A Bíblia ensina que devemos ser gratos em todas as coisas, porque essa é a vontade de Deus. A gratidão também é uma maneira de louvar a Deus. É um sinal de uma vida transformada pelo poder do Criador. Infelizmente, existem pessoas ingratas por natureza. Incapazes, portanto, de reconhecer um ato de gentileza, por mais pequeno que seja, simplesmente porque não foram ensinadas a exercitarem a gratidão.

Empurrado pela necessidade, o cidadão é obrigado a trocar sua cidade de origem – provavelmente porque ela não lhe oferecia nenhuma perspectiva profissional ou empresarial, caso contrário ele não a teria deixado – por Porto Velho. Aqui, constitui família e arranjou um bom emprego, que lhe proporciona uma remuneração bem acima do que grande parte dos brasileiros recebe, no entanto, se acha no direito de esculhambar a cidade que o acolheu de braços abertos, como se Porto Velho fosse o pior lugar do mundo. A cidade tem problemas? Evidente que sim. Ignorá-los seria o mesmo que tentar tapar o sol com uma peneira. As grandes cidades brasileiras enfrentam problemas sociais, com relevo para as questões da moradia, desemprego, educação, saúde, violência, infraestrutura, limpeza pública, entre outras situações. Até Paris, considerada a cidade mais bonita do mundo, tem problemas. Porto Velho, portanto, não poderia ser diferente, mas a cidade também tem qualidades. Ocorre, porém, que muita gente só vê os defeitos. Lembrando que muitos dos problemas crônicos contra os quais a população se debate são consequências de administrações desastrosas, cujos dirigentes se preocuparam mais com seus mesquinhos e espúrios interesses do que mesmo com o aspecto urbanístico da cidade e, principalmente, com o bem-estar de seus moradores.

Recentemente, o Estado de Rondônia foi alvo de comentário na coluna do experiente jornalista Alexandre Garcia. Nosso estado aparece em primeiro lugar onde o agronegócio - considerado um inimigo por parte de uma elite política retrograda, acostumada a mitigar a sua sede em teses acadêmicas e conceitos doutrinários arcaicos, que não cabem mais na moldura dos tempos modernos  -  vem ganhando cada vez mais força, com taxa de desemprego menor que muitos países do primeiro mundo, mas isso é irrelevante para aqueles que não somente torcem, como também trabalham pela desgraça do nosso Estado e, principalmente, de Porto Velho, que pode não ser a cidade dos sonhos, mas é a minha cidade.  

Comentários

  • 1
    image
    Josemar Freire Botelho 30/03/2023

    Toda vez que esse sujeito metido a articulista tenta escrever um texto "marromeno" APANHA MAIS DO QUE BOI NO ROÇADO. É isso que dá ser puxa-saco de ricos e poderosos que lhe dão apenas as migalhas que sobram. O Caldas devia ler mais e se informar mais. É o típico POBRE de DIREITA. Olha a lição reacionária e torpe que ele quer passar: a cidade é suja e mal cuidada, mas como é a minha cidade, não posso falar mal dela. Nem dos prefeitos que a administram. ESTOU PROIBIDO. O João Cavernoso disse tudo: o cara come merda e não quer que digam a ele que é ruim e que fede muito.

  • 2
    image
    Edson F.Santos 30/03/2023

    Ótimo comentário. Pessoas que chegaram em Porto Velho e no Estado na miséria e hoje estão bem origem. Agora podem voltar pra seus locais de origem e viver na solidão. Aqui temos muitas amizades e povo acolhedor...

  • 3
    image
    Edson F.Santos 30/03/2023

    Ótimo comentário. Pessoas que chegaram em Porto Velho e no Estado na miséria e hoje estão bem origem. Agora podem voltar pra seus locais de origem e viver na solidão. Aqui temos muitas amizades e povo acolhedor...

  • 4
    image
    Kleiton Ayala 30/03/2023

    Sr. Caldas: O texto acima esclarece bem a sua posição de assessor político e servidor de gente que atua em um Órgão que só serve aos ricos e poderosos. Enaltece o agronegócio e afirma que a lama que grassa pela periferia da Capital existe por causa de nossos gestores públicos do passado. Mas não esclarece que os PREFEITOS E GOVERNADORES, juntamente com vereadores e deputados, são colocados em seus gabinetes com altíssimos salários, por nosso povo ignorante e/ou conformado. Logo, se há alguém que se rebela contra a Prefeitura, por nada fazer para oferecer água de qualidade, rede de esgoto, ruas decentes, transporte coletivo de qualidade a preço justo, esse cabra torna-se seu inimigo e alvo de suas ácidas criticas. "É claro ! você tem que defender àqueles que te pagam...".

  • 5
    image
    João Cavernoso 30/03/2023

    Pelo visto o articulista aceita comer bosta e ainda se orgulha disso. Texto covarde, arcaico, conformista, nojento e asqueroso. Todo e qualquer prefeito ou político iria adorar ler tamanhas abobrinhas. Reaja, senhor Valdemir Caldas! Faça texto crítico cobrando trabalho e determinação de qualquer prefeito ou administrador de Porto Velho, a penúltima dentre as capitais do Brasil em saneamento básico e água tratada segundo o ITB. Esse articulista reacionário e BOLSONARISTA deve ter água tratada em casa e também saneamento básico. Se não tem, é um conformado que aceita viver na merda feito lombriga sem reclamar de ninguém. E o pior é que ainda reclama dos poucos que não estão conformados e querem sempre mais dos políticos. A cidade pode até ser minha, mas é suja, porca, fedida e imunda. Só que não sou cego e conformado como o senhor Valdemir Caldas. TEXTO DESNECESSÁRIO que só incentiva a falta de amor, limpeza e asseio à cidade que ele diz ser dele. Uma pena!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA 30 DE MARÇO!

O DIA NA HISTÓRIA 30 DE MARÇO!

1982 – O governador Jorge Teixeira confirma que a escolha dos três candidatos do PDS ao Senado (Odacir Soares, Claudionor Roriz e Galvão Modesto) foi só dele. Eram 8 pretendentes