Porto Velho sedia a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
A palestrante Maria Cavalcante Vicente é assistente social, especialista em envelhecimento saudável.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizará, nos dias 28 e 29 de março, no Teatro Banzeiros, à Rua José do Patrocínio, 512, bairro Centro, a partir das 7h30, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema: ‘ Os desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas’.
No dia 28, a programação inicia às 7h30 com credenciamento e café da manhã, seguido de apresentação cultural. Após a abertura oficial do evento haverá palestra sobre ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’. A palestrante Maria Cavalcante Vicente é assistente social, especialista em envelhecimento saudável. Francisca Vanusa Silva Soares, coordenadora geral do projeto ‘ Protagonismo e Empoderamento das Pessoas Idosas em Rondônia’, também palestrará.
“Durante a conferência, serão abordadas as políticas setoriais, debatendo sobre desafios e avanços e propondo prioridades para a consolidação e ampliação das políticas públicas, em prol do envelhecimento com dignidade em nosso país”, informou a presidente do CMI, Francisca Vanusa Silva Soares.
Para aprofundar as discussões do tema principal, foram estabelecidos quatro eixos que serão discutidos na manhã do dia 29. Eixo I: Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; Eixo II: Educação - assegurando direitos e emancipação humana; Eixo III: Enfrentamento da violação dos direitos da pessoa idosa; Eixo IV: Os conselhos de direitos - seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
“As conferências são canais de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas e a cidadania. São eventos democráticos com ampla participação e efetivo compromisso de todos (governo, sociedade civil organizada, idosos). As deliberações têm relevância pública e devem ser consideradas pelos gestores das políticas e pela sociedade”, disse o secretário da Semasf, Claudi Rocha.
Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação tem novo titular
Um café da manhã foi preparado nesta segunda-feira (18/3), para recepcionar o novo integrante da equipe da Semur.
Unidades de saúde de Porto Velho recebem reparos e manutenção da rede elétrica
O trabalho iniciou depois de um levantamento sobre a necessidade de reparos e um cronograma estabelecido pela Semusa.
III Jornada de Direito da Saúde aprova 35 novos enunciados
O trabalho, segundo o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) e membro do Comitê Executivo do Fórum Nacional de Saúde, registra importância de recorrer à medicina baseada em evidências para a solução das ações.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook