Porto Velho Shopping recicla 34% ao mês de todo lixo produzido no empreendimento
Ao todo são realizados 10 projetos que impactam significativamente na redução da produção de lixo
A sustentabilidade é um tema que a Ancar Ivanhoe tem dado relevância e investido em todos os shoppings administrados pela rede. Atualmente, o Porto Velho Shopping realiza 10 projetos que impactam significativamente na reciclagem de lixo. Entre eles o reaproveitamento do óleo de cozinha para fabricação de sabão, horta orgânica, compostagem e o Ecoponto – tapume para coleta de resíduos reaproveitáveis.
De acordo com o superintendente do shopping, Cássio Mendonça, a iniciativa está em conformidade com a lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de mostrar a preocupação da companhia com o desenvolvimento sustentável através da importância da reciclagem. “Os nossos projetos impactam expressivamente no reaproveitamento do lixo gerado mensalmente. Hoje, nós já conseguimos reutilizar 34% dos resíduos produzidos aqui”, disse Mendonça.
A Fábrica de Sabão foi efetivada em novembro de 2017 sendo o primeiro projeto aplicado no empreendimento. Um recipiente para captação do óleo de cozinha usado pelas lojas das praças de alimentação fica em um depósito da Doca 1. Em média, são gerados 2 mil litros de óleo retirados mensalmente por uma empresa terceirizada que faz a destinação correta. Deste óleo, o shopping consegue guardar 10% para a fabricação de sabão feita pelos próprios funcionários do setor de conservação. Mais de 27 mil pedras de sabão já foram produzidas até o momento utilizando mais de 2 mil litros de óleo usado até abril de 2019.
Segundo Cássio, além dos resíduos internos, o Porto Velho Shopping também recebe produtos que a população pode descartar no Ecoponto. “Montamos este espaço que recebe descarte de papelão, plástico, latinhas, capsula de café, pilhas e baterias. Ele fica no 2º piso em frente a Kalunga. Esse material é enviado para empresas parceiras que fazem a destinação correta”, explicou.
Outros projetos
Compostagem
A compostagem é feita através da coleta de restos de comida in natura como, frutas, legumes, verduras, borra de café, folhas secas e grama cortada, dos lojistas parceiros. A coleta começou em janeiro de 2018 com dois restaurantes para experimentar a compostagem. Com isso já colhido em torno de 1.400 kg de comida até abril/2019 gerando 1.966 kg de adubo composto.
Horta Orgânica
Em 2018 iniciou o projeto de horta, baseado na compostagem de alimentos da praça de alimentação. São 15 canteiros de horta com capacidade total de 3 mil mudas de hortaliças.
Bituca de Cigarro
Em março de 2019 iniciou a reciclagem de bituca de cigarro. Os pontos de coleta estão em todas as entradas do shopping. As bitucas são enviadas para uma empresa especializada que a transforma em celulose.
Loja Sustentável
Implantada em janeiro de 2019, para a comunidade participar na Coleta Seletiva a loja está localizada ao lado da Praça de Alimentação Calama, no 2º piso. Nela são divulgados os projetos e disponibilizados sabão e hortaliças produzidas no shopping.
Pilhas e Baterias
Já foram recicladas mais de 500 kg de pilhas e baterias. O shopping coleta esse material e envia para a empresa de destinação correta. Ponto de coleta: Ecoponto
Capsula de café
O shopping utiliza o pó concentrado na capsula para a compostagem e o
recipiente para artesanato e produção de vela e sabão. E já foram reciclados mais de 95 kg, em 2019. Ponto de Coleta: Ecoponto
Lâmpadas
As lâmpadas utilizadas em todo o shopping que já não servem para uso são destinadas a empresa de reciclagem. Só em 2019 foram enviadas mais de 1.800 unidades de lâmpadas queimadas.
Visitas guiadas
O último projeto implantado foi a visita guiada. No mês de Maio, o Porto Velho Shopping realizou visitas guiadas com alunos da Creche Santa Marcelina para conhecer todos os projetos de sustentabilidade e disseminar a importância do cuidado com o meio ambiente.
Polícia considera foragido quarto agente penitenciário acusado de torturar preso cadeirante
As torturas, segundo a polícia, foram comprovadas e denunciadas pela direção do presídio e eram praticadas pelos quatro agentes penitenciários porque estariam insatisfeitos em ter de conduzir o preso, de cadeira de rodas, para tratamento de saúde
Presidente da OAB/RO determina instauração de processo ético disciplinar para apurar conduta de advogados presos
Não está descartada a possibilidade de suspensão preventiva dos advogados, presos no último dia 31 acusados de repassarem carta de facção criminosa a apenado do presídio 470
54 anos de prisão: Júri de Porto Velho condenou PM que matou três e feriu outras pessoas durante bebedeira em bar
“Além da condenação pelos assassinatos e tentativas, também foi decretada ao réu a perda da sua função pública”.
Comentários
Oi Boa Estou precisando de vidrosto de palmito vocês tem disponível. Aguardo retorno 69 99217 9323
Gostaria de saber se posso descartar óleo de cozinha para reciclar no Ecoponto do Shoping Porto vejo Grato!(
Analisando a coleta de lixo na cidade, observo que o caminhão de lixo ao juntar na frente das residência não faz essa seleção, ideal a empresa prestadora do serviço utilizar caminhões mais modernos, assim o consumidor pode realizar o mesmo procedimento seletivo em casa.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook