Posto de Itapuã do Oeste evita que moradores tenham que se deslocar a Porto Velho para emitir carteira de identidade
Moradores de Itapuã do Oeste, a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Velho, não mais precisam se deslocar à capital para requerer, no TudoAqui, o documento de identidade.
Moradores de Itapuã do Oeste, a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Velho, não mais precisam se deslocar à capital para requerer, no TudoAqui, o documento de identidade. Nesta segunda-feira, 29, foi entregue à população o posto de identificação que fará o cadastramento das pessoas que solicitarem a identidade.
“Muitas pessoas saem de casa 4 da manhã, chegam lá no TudoAqui e não conseguem senha. Ou então chegam no dia anterior, dormem na fila para conseguir senhas. Esse posto vai facilitar muito a vida dos moradores daqui”, disse a servidora municipal Iraci Rodrigues de Souza, 42 anos.
Iraci é monitora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde foi instalado o posto, em sala cedida pela prefeitura. Ela foi treinada de 3 a 16 de janeiro pelo Instituto de Identificação Engracia Francisco da Costa, mas continuará desenvolvendo seu trabalho, o que foi motivo de elogios por parte do prefeito Marcos Cavalheiro.
“É um prazer inaugurarmos esse posto. Tínhamos o serviço de requerimento de identidade em apenas 25 municípios, e hoje inauguramos uma unidade no 44º município. Vamos ainda esta semana assinar termo de cooperação com São Miguel do Guaporé, Nova Brasilândia e São Francisco do Guaporé”, disse o vice-governador Daniel Pereira, registrando também a inauguração, no próximo dia 16, do posto de Mirante da Serra.
O vice-governador agradeceu a confiança do governador Confúcio Moura em seu trabalho, pela oportunidade de colaborar com diversos projetos e ações do estado, e ao parabenizar o prefeito por ter aceito o serviço de identidade no município, disse que o momento não é de contratar mais gente, é o momento de aprender a fazer mais “com os funcionários que temos.”
O primeiro atendimento foi para o garoto Kalebe Isac Nogueira, de 7 anos, e Onofre Gonçalves, de 72 anos, que renovou sua antiga e surrada identidade. “Sou agricultor com muita honra. Cheguei em 78 mais ou menos, vindo de Belo Horizonte, aqui tinha uma primeira casa antes de Itapuã. Esse serviço é a melhor coisa para nós. Itapuã está ficando melhor”, disse.
A reivindicação por um delegado no município será atendida. Existem hoje 22 delegados em treinamento, até final de fevereiro, e o vice-governador disse que em março um delegado já poderá ser lotado no município.
O diretor do Instituto de Identificação Júlio Kasper disse que sem o apoio da Assembleia Legislativa o projeto de levar cidadania aos municípios com a emissão de carteira de identidade não existiria. “Apresentamos o projeto de parceria ao governo, que comprou a ideia, a Secretaria de Defesa e Segurança Pública também, e os deputados são parceiros. O deputado Adelino Follador disponibilizou emendas para 17 equipamentos a fim de atender 14 municípios”, disse Kasper. “Graças a esta parceria estamos levando mais cidadania,” acrescentou.
“O trabalho do governo é levar dignidade e cidadania, facilitar a vida das pessoas. Solicitar a carteira de identidade próximo ao local em que se mora é dignidade”, disse o senador Valdir Raupp.
JUCER
Foi anunciado pelo vice-governador Daniel Pereira a ampliação de serviços da Junta Comercial de Rondônia (Jucer) através do EmpresaFácil RO, nos municípios de Pimenta Bueno e Ouro Preto, que irão assinar nos próximos dias termo de cooperação para facilitar a abertura de empresas.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook