Preço do leite ameaçado - Lucio Mosquini critica retirada da tarifa de importação de leite europeu
A decisão pode trazer graves prejuízos a pequenos, médios e grandes produtores, cooperativas e pequenos laticínios.
O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB/RO), criticou a postura adotada pelo Ministério da Economia, em encerrar a cobrança tarifária antidumping sobre a importação de leite em pó, integral ou desnatado da União Europeia.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira, dia 6, no Diário Oficial da União. Com a data limite para renovação até esta quarta-feira, a taxa tinha como objetivo evitar que os produtores nacionais fossem prejudicados pelo aumento de oferta dos produtos desses países. A referida taxa suspensa vinha sendo aplicadas desde a resolução de 2001, como uma maneira de proteger o produto nacional.
O Brasil possui cerca de um milhão, cento e setenta mil propriedades rurais, dedicadas a pecuária leiteira. A decisão pode trazer graves prejuízos a pequenos, médios e grandes produtores, cooperativas e pequenos laticínios.
Mosquini disse que a bancada já estuda alternativas para minimizar o impacto da suspensão da taxa de antidumping para o leite da União Europeia e da Nova Zelândia que figuram entre os maiores exportadores do mundo.
ENTENDA O CASO
Segundo o Deputado, com o fim do imposto antidumping, o governo brasileiro estará abrindo as portas para a entrada do leite e seus derivados, de países europeus, sem ter um preço mínimo.
O leite importado poderá ser comercializado aqui no Brasil, por um preço inferior, ao leite que é produzido aqui.
“O leite importado, não terá um preço mínimo para entrar no Brasil. Com a retirada dessa taxa, o leite europeu poderá entrar com o preço de origem, isso significa dizer que o leite produzido no Brasil ficará sem proteção, e isso poderá trazer um impacto negativo muito forte para nossa pecuária leiteira”.
Capitalização da Previdência pode gerar rombo para beneficiários do sistema, diz Paim
Paim disse que entre os motivos para a revisão do sistema previdenciário nesses países estão valores de aposentadoria muito baixos e até mesmo uma cobertura restrita.
Moro e Marinho discutem mudanças em aposentadorias de policiais
"Conversamos sobre as primeiras medidas da medida provisória que combate fraudes e, em linhas gerais, o que pretendemos com a própria reforma previdenciária", disse o secretário.
Deputado Anderson recebe placa de agradecimento do Clube dos Desbravadores Guardiões da Bíblia
Graças ao apoio do parlamentar o Grupo de Desbravadores participou de evento no interior de São Paulo/SP.
Comentários
A maioria decide. Bolsonaro eleito nosso presidente. Parabéns presidente, o povo agradece, energia elétrica reajustado em mais de 25%, agora esta do leite, tomara que venha a da carne também, porque a argentina é mais barata e melhor que a nossa. MELHOR JAIRSEACOSTUMANDO.
É neoliberalismo ao extremo. O pobre que vai pagar mais caro por isso. É bom já ir se acostumando. Paulo Guedes é o mago. Foi a pedido dele que fizeram isso. Bom para os produtores que exibiram Bolsonaro nos seus veículos, vão competir com o leite europeu bancado pelo tesouro Europeu. Isso é Brasil acima de tudo. Lúcio convença o ministro a mudar isso. Num é que o boso era o melhor para os brasileiros?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook