Prefeito assina adesão ao movimento da Fiero, Rondônia pela Educação

Zerar o analfabetismo e melhorar o índice nas provas do Ideb são as prioridades.

Texto e fotos Comdecom
Publicada em 08 de maio de 2017 às 12:05
Prefeito assina adesão ao movimento da Fiero, Rondônia pela Educação

Em reunião ocorrida na tarde de sexta-feira (5) na Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), o prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves assinou a adesão do município ao movimento liderado pela instituição, denominado Rondônia pela Educação, cujo objetivo é o combate ao analfabetismo e a melhoria da colocação de Porto Velho nos índices das provas do Ideb.

O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, apresentou dois grupos de trabalho: um que cuida do programa Combate ao Analfabetismo Funcional e Escolar (Cafe) e o programa Rondônia Alfabetizado. O primeiro tem como meta melhorar a qualidade da educação para atingir 100 % das escolas do ensino básico de Rondônia, para se atingir o nível adequado no Ideb.

Thomé apresentou dados sobre o analfabetismo em Porto Velho, tendo por base números do Tribunal de Contas e da própria Prefeitura, por meio da Semed. Em nível estadual, disse que 11% da população de Rondônia é de analfabetos.

Dr Hildon Chaves relatou alguns projetos que estão sendo colocados em prática para melhorar a qualidade da educação no município, como a implantação da Prova Institucional a ser realizada no dia 14 de junho; lançamento do programa Avança IDEB, que oferece formação específica aos profissionais da educação, gestores e professores dos 5º anos; lançamento do programa de acompanhamento direto em 17 escolas na Zona Urbana e 35 da Zona Rural, mapeadas e identificadas com IDEB's abaixo da meta e, por fim, o atendimento de mais de duas mil crianças no Programa de Correção de Fluxo em Parceria com a Seduc e Instituto Airton Senna.

“A educação municipal é a mais precária. Na média geral, o Estado de Rondônia atinge a média quando exclui a média dos alunos da capital. Quando incluímos, puxa pra baixo e Rondônia fica abaixo da média. Estamos tomando as medidas necessárias para uma correção de rumo, de forma que, já a partir do próximo ano esse quadro seja revertido e a educação da rede pública municipal possa servir de referência no Estado”, afirmou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook