Prefeito Hildon Chaves encaminha à Câmara projeto que revoga correção na planta genérica dos imóveis
Novo projeto de lei prevê que IPTU de 2023 terá a mesma correção aplicada em 2022
Projeto foi encaminhado para a Câmara dos Vereadores nesta segunda-feira (13)
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, encaminhou nesta segunda-feira (13), para a Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Complementar 04/2023, revogando a atualização da planta genérica dos imóveis e definindo que a cobrança do IPTU 2023 vai seguir o estabelecido na lei complementar 878/21, que voltará a vigorar. O projeto ainda carece de aprovação na Casa Legislativa municipal.
"Na prática, estamos ouvindo o clamor social e o apelo dos vereadores, não implantando a atualização da planta genérica dos imóveis e aplicando no IPTU de 2023 os mesmos percentuais de correção de 2022. Contamos com a aprovação da matéria pela Câmara Municipal e seguimos atuando para equilibrar a necessidade de o município arrecadar de forma justa, para que seja possível a continuidade dos investimentos", explicou o prefeito.
A expectativa da prefeitura é de que, com o novo projeto aprovado, o município possa fazer as devidas correções e enviar aos contribuintes os carnês. "O IPTU é uma importante fonte de arrecadação e esperamos que o contribuinte, após essa discussão toda, se conscientize da necessidade de pagar o seu IPTU em dia, para que o município possa fazer ainda mais investimentos", afirmou o prefeito.
DESCONTOS
A nova matéria, caso aprovada, vai revogar a lei 926/22 e seu anexo único, mas ficam mantidos os descontos de 20% para pagamento do IPTU até 28 de abril; 15% para quem pagar até o dia 31 de maio e 10% para pagamento até 30 de junho.
Esse mesmo percentual de desconto será aplicado para quem pagar a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), a conhecida taxa de lixo, com os mesmos prazos para o contribuinte assegurar a redução no valor.
PLANTA GENÉRICA DE VALORES
A prefeitura também estabelece no novo projeto o prazo de 180 dias, prorrogável por igual período, desde que devidamente motivado, para recebimento de contribuições por parte das entidades governamentais e não governamentais, referente ao estudo já realizado de Análise e Revisão da Planta Genérica de Valores dos imóveis existentes no município de Porto Velho, que deverão ser apresentadas à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).
ITBI
A iniciativa da prefeitura prevê ainda que a Semfaz fica autorizada a utilizar o estudo de Análise e Revisão da Planta Genérica de Valores dos Imóveis, como referência para subsidiar definição de Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).
Muito além de alucinação e delírio: conheça 5 sintomas da esquizofrenia
Um dos transtornos mentais que mais leva pacientes a internação e residência terapêutica, a esquizofrenia apresenta diversos sintomas que podem ser confundidos com outras doenças; psiquiatra comenta
Massacre na escola Raul Brasil, em Suzano, completa quatro anos
Tragédia resultou na morte de sete pessoas
Quarta Turma extingue parcialmente cobrança contra consórcio formado por empresa em recuperação judicial
A empresa em recuperação alegou que é a consorciada majoritária e que, devido à novação da dívida, a ação de cobrança não poderia prosseguir
Comentários
Parabéns ao Senhor Prefeito pela retirada de todo esse pensamento a que se chegou o cálculo do IPTU 2023. Vamos perceber a real-idade de Porto Velho para a elaboração do próximo cálculo. Parabéns!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook