Prefeito lança primeiro módulo do projeto Parceria Verde
No entorno do viaduto do Trevo do Roque serão plantadas 150 árvores e grama.
O prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, lançou nesta terça-feira (17), o projeto Parceria Verde, que integra o programa Cidade + Verde, ação coordenada pela Secretaria Municipal de Integração (Semi), por meio da Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), que prevê, entre outras coisas, o plantio de 250 mil mudas de árvores nas zonas rural e urbana. Na ocasião, o prefeito também assinou a Ordem de Serviço para o início da obra de paisagismo do viaduto do Trevo do Roque.
O Parceria Verde foi criado com o objetivo de melhorar o aspecto urbano da cidade com a arborização e paisagismo no trecho que vai da Faculdade de Rondônia (Faro) até a ponte do rio Madeira, no bairro Balsa. O projeto será executado por meio de Parceria Público Privada (PPP) com a participação dos empresários que têm seus empreendimentos localizados nesse trecho da BR 364.
PAISAGISMO
No primeiro módulo do projeto será trabalhado o paisagismo no entorno do viaduto do Trevo do Roque. No local serão plantados seis mil metros quadrados de grama, 150 árvores de várias espécies e plantas ornamentais como a exória, também conhecida como ixora, que pode ser cultivada a pleno Sol ou, no máximo, com sombra parcial de árvores maiores, mas de forma que ainda receba bastante sol.
“O objetivo principal do projeto é estabelecer parceria com os empresários do eixo da BR para que eles possam adotar os jardins em frente aos seus empreendimentos. A parceria já conta com o apoio e participação do DNIT, Madecom, Buritis Caminhões e o Atacadão. Para esse primeiro módulo a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro do prazo de trinta dias”, adiantou o subsecretário da Sema, Robson Damasceno.
Idealizador do projeto, o prefeito dr Hildon Chaves lembrou que a arborização urbana e o reflorestamento são fortes indutores do crescimento econômico e social. “Vamos dar, em médio tempo, uma sensação agradável a quem chega a cidade de Porto Velho. Essa arborização proporcionará a cidade inúmeros benefícios como estabilidade climática, conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população. Serão plantadas espécies coloridas que durante épocas do ano vão embelezar com várias cores a rodovia”, explicou o prefeito.
Durante a solenidade de lançamento do projeto, dr. Hildon lembrou ainda que pelo programa de arborização urbana da prefeitura será feita a doação e o plantio de 100 mil árvores em praças, parques, calçadas de vias públicas, alamedas e nas áreas verdes e de proteção permanente. “Para otimizar recursos aproveitaremos os meses de chuva da região, onde a Sema iniciará plantios em toda a cidade”, afirmou.
DOAÇÃO
O prefeito também determinou a abertura, na próxima segunda-feira (23), do calendário de doação de mudas. A meta é a distribuição de 20 mil mudas de espécies variadas para os munícipes que desejam plantar árvores em seu terreno. Já o produtor rural deverá se cadastrar na Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) para receber mudas frutíferas e nativas que podem ser usadas para produção comercial e para a recuperação de áreas degradas.
Dr Hildon também lembrou que o Programa Cidade + Verde, além de estratégico para amenizar problemas ambientais adversos, trabalhará o planejamento da paisagem de Porto Velho, sendo importante sob os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico. Para o secretário Robson Damasceno, da Sema, “perceber a natureza como parte importante do cotidiano de uma cidade é o primeiro passo para compreendermos a necessidade de mudanças no comportamento humano frente aos recursos naturais cada vez mais escassos”.
“A relação das árvores com o bem-estar coletivo é direta, pois a perda de árvores faz com que se percam também os chamados ‘serviços ecossistêmicos’ prestados pela natureza, como regulação das chuvas, manutenção da boa qualidade do ar, além da produção de água em quantidade e qualidade. Na área urbana, a escassez de áreas verdes e intensa ocupação, com construções e impermeabilização de áreas, ‘sufocam’ os poucos lugares preservados que ainda sobrevivem”, frisou Damasceno.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
muito bom, mais precisamos preservar as areas verde fonte de água , matas, e diversos animais ,para isso precisa afastar toda as familia e ao longo dos corregos e mandar tirar todos os prédios que estão irregular. o problema que 2018 está chegando
Mais um projeto dessa prefeitura que vai ficar no papel, já que temos um prefeito de marketing, pois até agora nada fez pela cidade, e quando lança um programa só serve para a mídia expor, pode pois nunca sai do papel, cadê a drenagem e pavimentação dos bairro Eldorado e Lagoa, ficou só na falastranice do Prefeito, pois nada fez e nada fará. É uma decepção ter votado nesse prefeito no 2º turno, mais isso é para que nós aprendamos a não mais acreditar em SALVADOR DA PÁTRIA, descobridor de corrupto em 1 minuto, caímos foi no engodo da demagogia desse promotor, e pelo jeito que a carruagem anda a cidade vai só piorar. Nem a imudice que a CAERD, vem fazendo com as poucas ruas asfaltadas, não vemos nenhuma ação para punir a empresa por esse Prefeito, que a única coisa que faz quando não esta na mídia é demitir secretários, que disse na posse que seriam os melhores que a cidade já teve, estava preenchendo as secretaria com gestores super capacitados, mais o que se vê é que de notável não tem nada, pelo troca-troca que faz, são piores do que o do antecessor.
Os prefeitos anteriores gastara fortunas comprado árvores e nada de verde na cidade; um tal sec. da pmpv vendeu "árvores, palmeiras, gramas, etc,etc e cade o verde. O tal Sobrinho fez um mutirão que plantaram vinte mil árvores aproximadamente e nada de verde; agora mais outra campanha, agora eu pergunto, com todas essas árvores já planadas de prefeitos anteriores a cidade de porto velho não já era uma vedadeira floresta ou eu estou errado.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook