Prefeitura anuncia novo calendário de vacinação para profissionais da saúde e idosos
Idosos com idade acima de 80 anos voltarão a ser vacinados com parte das doses recebidas pelo município
Na próxima semana uma força tarefa será realizada para aplicação de primeira e segunda
Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela Prefeitura de Porto Velho. De 2 a 5 de março, uma força-tarefa estará no Centro Universitário São Lucas – Campus 2 (antiga Ulbra), das 9h às 16h, para aplicação de primeira e segunda doses neste público.
Desde o dia 15 de fevereiro, quando o município iniciou a aplicação da segunda dose, as equipes de vacinadores itinerantes percorreram estabelecimento de saúde do setor público e privado, realizando a imunização conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Os profissionais de saúde que receberam a primeira dose entre os dias 03 e 05 de fevereiro, no Centro Universitário São Lucas, devem voltar ao local para fechar o ciclo de proteção. A previsão da Semusa é administrar a segunda dose em cerca de 3.000 mil profissionais. Outros 1.500 devem comparecer para a primeira dose do imunizante.
Para a segunda dose, os profissionais de saúde devem apresentar o comprovante que receberam na primeira aplicação. Os que serão vacinados pela primeira vez devem ter os nomes relacionados em listas enviadas pelos estabelecimentos de saúde nos quais trabalham. A Semusa está em contato com as unidades que atendem os critérios do Ministério de Saúde solicitando essas relações nominais. Todos precisam apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e um documento comprobatório da atuação profissional (será aceito comprovante de escala ou declaração de serviço).
Quem não conseguir receber o imunizante neste momento será contemplado, conforme o município receber novas doses de vacina.
A previsão é administrar a segunda dose em cerca de 3 mil profissionais
IDOSOS COM IDADE ACIMA DE 80 ANOS
A Prefeitura de Porto Velho reabriu nesta sexta-feira (26) o agendamento para continuar a vacinação contra a Covid-19 de idosos com idade a partir de 80 anos. Através da internet ou telefone, o idoso poderá escolher a data e o período que prefere ser vacinado. O atendimento acontecerá entre os dias 02 e 05 de março das 9h às 16h no Centro Universitário São Lucas – Campus 2 (antiga Ulbra).
Por telefone, o agendamento poderá ser realizado através dos números 98473-6948, 98473-4537, que atendem das 8h30 às 17h de segunda a sexta-feira. Para realizar o agendamento pela internet, é necessário acessar o site imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina e preencher corretamente os campos com as informações solicitadas.
Pela internet, são quatro passos até a confirmação do agendamento: Passo 1 – Informar o nome completo, data de nascimento e CPF; Passo 2 – Escolher o período que deseja ser vacinado de acordo com a disponibilidade de vaga; Passo 3 – Escolher a data e o turno da manhã ou tarde; Passo 4 – Confirmar as escolhas na tela. O agendamento estará concluído com sucesso somente quando o usuário confirmar suas escolhas.
As 1.550 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, recebidas na última quarta-feira (24), são insuficientes para atender um novo grupo de idosos, por isso parte delas será aplicada naqueles com mais de 80 anos que ainda não receberam o imunizante.
A vacinação de outros grupos de idosos contemplados na Fase 1 do Plano de Imunização vai ocorrer assim que a Semusa receber doses suficientes para atender a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
VACINADOS
Até o momento, 3.440 mil idosos foram vacinados com a primeira dose da vacina Oxford, cuja segunda dose deve ser aplicada em noventa dias. Os profissionais de saúde contemplados com a primeira dose da vacina CoronaVac somam 14 mil, outros 4 mil receberam a segunda dose, de acordo com o Departamento de Imunização da Semusa.
Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Carlos Sabino
Mais de 40% dos óbitos por Covid-19 de fevereiro em Rondônia são de pessoas sem comorbidades, aponta e-SUS
Mais de mil pessoas relativamente saudáveis que foram a óbito exclusivamente por causa do coronavírus, enquanto 55,15% dos mortos, ou seja 1.537 pessoas apresentavam doenças pré-existentes
Governo de Rondônia antecipa estratégias para atender famílias atingidas pela cheia do rio Madeira
O Corpo de Bombeiros revisa as estratégias de cada equipe envolvida no trabalho e adianta a parte burocrática, para que as ações comecem o mais breve possível
Servidores recebem salários dentro do mês
O pagamento antecipado demonstra a política adotada para a valorização do funcionalismo
Comentários
Hoje, vi em um jornal de tv local, cálculo de um estatístico que informava o seguinte: no ritmo atual de vacinação, a totalidade dos habitantes de Rondônia, recebera a primeira dose, em 04 anos e a segunda em 21 anos. Em principio, achei exagero. Entretanto, logo depois, vi no mesmo jornal, que tem Município do Estado recebendo 20 doses de vacina. Com esse fato, passeia a acreditar no cálculo do Estatístico. Outro indicativo da lentidão: desde que começou a vacinação, sequer concluíram a imunização das pessoas com 80 anos ou mais. Fico pensando no meu caso, com 76 anos, quando serei vacinado. Que Deus nos proteja, pois não há como contar com essa vacina, nos próximos anos.
A verdade,é que, não entendi muita coisa, pois no CREMERO, está tendo a vacinação, mas, só para Médico?, pois tentei me vacinar lá e me negaram,mas, vi pessoas se vacinando,precisamos de um esclarecimento, evitando assim, que formemos uma boiada numerosa na ULBRA,para se vacinar 2* dose, mas, estamos no Brasil!!!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook