Prefeitura avança com obras de quadras no Cedel
Rede de drenagem da primeira quadra foi concluída
Como parte do projeto de melhorias anunciadas para o Centro Desportivo de Lazer Walmar Meira (Cedel-BNH), a Prefeitura de Ji-Paraná, com ações da Secretaria Municipal de Obras e serviços Públicos (Semosp), está construindo três quadras poliesportivas de areia, para a prática do beach tennis, vôlei e futevôlei. A primeira está com as obras adiantadas.
A elaboração do projeto é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan). A administração do espaço e os recursos utilizados na construção são da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), responsável ainda pela aquisição dos materiais esportivos utilizados na prática do esporte.
Atendendo a pedidos do Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil) e do presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Welinton Fonseca (MDB), o projeto vai contemplar uma área de 1.080 m², com cada quadra medindo 360 m². Ela contará com alambrado, iluminação de led e arquibancada. As novas quadras irão substituir as de areia, já existentes no local.
Por se tratar de um esporte praticado na areia, a construção envolve particularidades, como o nivelamento do terreno, a escolha do tipo de areia e até mesmo o sistema de drenagem. Nas quadras do Cede-BNH, é usada a mais comum, a “Espinha de Peixe”, em que os tubos menores são ligados a um duto central, responsável por encaminhar a água infiltrada do solo até a rede de drenagem. Ele oferece mais vazão para evitar que a areia fique encharcada.
Conforme a secretária de Esportes de Ji-Paraná, Sônia Reigota, o projeto de construção das quadras de beach tennis em áreas públicas é inovador em Rondônia. “Nossa cidade é a primeira a implantar espaços públicos para a prática da crescente modalidade esportiva. Estamos finalizando a primeira quadra de beach tennis de três que serão construídas no espaço Cedel-BNH”, informou.
Nascido em 1987 na província de Ravenna, na Itália, a partir da prática do frescobol, o beach tennis começou a se profissionalizar em 1996. Atualmente, a modalidade tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas se modificam ao longo dos anos.
A modalidade chegou ao Brasil, em 2008, no Rio de Janeiro. Desde então, vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ela ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas.
Pintura de passarela do Parque Ecológico termina nesta semana
Etapa de revitalização sofreu atraso devido às chuvas constantes
Prefeito apresenta projeto para revitalização do Gerivaldão
Obra será executada com emenda do ex-senador Acir Gurgacz
Semagri faz parte do curso BPF ministrado pelo governo na Coopleagri
A capacitação foi realizada na Linha 207, na comunidade São Luiz Reis
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook