Prefeitura e Defesa Civil alertam para risco de alagamentos de vias

Inmet emitiu boletim no sábado (24) com previsão de chuvas intensas

Texto: Gabriela Suematsu Fotos: Caíque Brilhante
Publicada em 27 de fevereiro de 2024 às 14:25
Prefeitura e Defesa Civil alertam para risco de alagamentos de vias

Após o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado (24), a Prefeitura de Ji-Paraná em parceria com a Defesa Civil emitiram alerta de chuvas intensas previstas para o fim de semana. As ações preventivas consistem em alertar os munícipes para possíveis alagamentos de vias e transbordos de rios e igarapés. 

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Meire Zanetin, a última leitura do nível do rio Machado pela da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), o registo foi de 9,89 metros de profundidade nesta segunda-feira (26). Ela reforçou que o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) estão em contato para qualquer emergência. 

"É fundamental que a população esteja alerta e tome precauções necessárias para evitar transtornos. Recomendamos especialmente que os moradores evitem deixar carros próximos a essas áreas suscetíveis a alagamentos", reiterou Meire Zanetin.

A secretária da Semasf, Miriam Madalon, informou que as equipes estão mobilizadas para atender as famílias que possam vir a ser desabrigadas devido às condições climáticas adversas. "Estamos trabalhando em conjunto com outras instituições para garantir que aqueles que foram afetados tenham o suporte necessário", afirmou a secretária. 

São aproximadamente 2 mil imóveis que estão próximos à área de alagamento, e mais ou menos  600 famílias que podem ser atingidas diretamente. A Defesa Civil afirma que para que os moradores começam a ser retirados de suas casas o nível do rio Machado tem que estar a 10,50 metros de profundidade.

Em caso de alagamento ou enchente, a Prefeitura e a Defesa Civil informa que as pessoas devem solicitar o apoio pelo número 193 do Corpo de Bombeiro 193 ou pelo 190 da Polícia Militar. A colaboração e a precaução de todos são fundamentais para enfrentar os impactos das chuvas e preservar vidas e bens materiais.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook