Prefeitura empossa os novos dez conselheiros tutelares
Com criação do 2° Conselho pelo Executivo, os conselheiros tutelares e suplentes atuarão pela garantia e defesa dos direitos da criança e adolescente entre 2020 a 2024
A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na última sexta-feira (10), a solenidade de posse dos 10 conselheiros tutelares titulares e 10 suplentes eleitos por voto popular em outubro de 2019. Os Conselheiros trabalharão pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente durante o quadriênio 2020/2024.
A cerimônia de posse aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de familiares, amigos dos Conselheiros Tutelares e autoridades do município. Os novos Conselheiros Tutelares realizaram o juramento e assinaram a ata oficial que legitima a responsabilidade dos direitos e deveres no exercício da função.
O Presidente do CMDCA, Marcos Aurélio Soares Fernandes, destacou a atuação do conselheiro tutelar perante a sociedade, por ser a extensão primária do Estado na proteção da criança e adolescente.
“O Conselheiro é quase sempre o primeiro a chegar, ele que sempre está na escola ou em um órgão de segurança pública para entrar em contato com a criança ou adolescente que está em situação vulnerável. O CMDCA muitas vezes tem algumas rusgas com o Conselho Tutelar, em razão das nossas cobranças e por alguma dificuldade que o próprio Conselho possui. Mas esperamos ter a partir deste ano uma cooperação mútua entre CMDCA e o Conselho Tutelar para que possamos lutar junto ao Poder Executivo e junto à sociedade, pela defesa das suas prerrogativas e a proteção da criança e adolescente.” Comentou.
Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do poder público, no âmbito municipal, fiscalizando a atuação dos órgãos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.
A Secretária da SEMDES, Gisele Jasset, salientou que cada conselheiro está apto em representar o desejo da comunidade, que os elegeram. “Eles foram eleitos para essa atribuição e vão estar ali no dia a dia trabalhando com situações delicadas, com crianças e adolescentes que precisam de amparo. Que Deus possa dar bastante sabedoria a todos, porque não é um cargo fácil, pois cada um está sujeito a lidar com as piores situações. Todos provarem ter competência e que todos continuem nessa caminhada para realmente estar em prol das crianças e adolescentes do nosso município.”
Por meio da Lei 2.346/2019, o Executivo Municipal sancionou a criação do 2° Conselho Tutelar, desta forma, a cidade de Ariquemes passa a ter o 1° e 2° Conselho Tutelar, formados por cinco titulares e cinco suplentes em cada. O aumento no número de conselheiros tutelares se deu em razão do aumento da demanda de casos de atuação no município.
O Prefeito Thiago Flores relatou que a criação do 2° Conselho Tutelar faz parte de uma política pública de implementação de um princípio amparado na Constituição Federal de 1988, que é a proteção integral às crianças.
“Ariquemes sempre teve a atuação de cinco conselheiros tutelares, mas a cidade cresceu muito em população e na sua área geográfica, com isso veio o crescimento da demanda de casos e a Constituição Federal determina uma ação pronta e imediata do Poder Público para que se proteja todos os direitos da criança e do adolescente. Desejo a todos os conselheiros muita tranquilidade, sabedoria e que eles possam realmente justificar a escolha que a comunidade fez por eles, pois a missão deles possui extrema importância e merece ser tratada com responsabilidade, o qual tenho certeza que cada um, assim o fará.” Disse.
COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES DE ARIQUEMES
Após a posse dos conselheiros tutelares eleitos, o Conselho Tutelar será composto da seguinte forma:
1° Conselho Tutelar
Edna Lopes
Elaine Mendes
Randerson Teixeira
Jociane Moreira
Éder Santos
2° Conselho Tutelar
Zenilda Martins
Izabel Felizardo
Sandra Albuquerque
Lucilene Barros
Edileusa do Nascimento
Projeção da Sejus para 2020 inclui fábricas de bloquetes e lavanderia
Uma moderna lavanderia será instalada para atender a sete** estabelecimentos penais em Porto Velho. Ao mesmo tempo, está prevista uma fábrica de sabonetes
Rondônia registra redução de 44% nos casos de HIV em grávidas em 2019
Os números são positivos frente aos dados nacionais divulgados pelo Ministério da Saúde
Metade das pessoas que procuram um serviço de saúde não está doente do corpo, mas da mente, afirma especialista
A escolha do mês de janeiro é estratégica, pois o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos meses seguintes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook