Prefeitura encerra 1ª Olimpíadas Indígenas

A etnia Tupari obteve a primeira colocação geral nos jogos

Jairo Ardull/Fotos: Marcelo Morais, Elis Maria e Talita Luana
Publicada em 24 de abril de 2023 às 14:56
Prefeitura encerra 1ª Olimpíadas Indígenas

A etnia Tupari (Alta Floresta do Oeste) foi a vencedora, com 128 pontos, da 1ª Olimpíadas Indígenas de Ji-Paraná, que reuniu mais cinco povos dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Os jogos foram promovidos pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes).

A 1ª Olimpíadas Indígenas de Ji-Paraná foi disputada no período de 21 a 23 de abril no Centro Desportivo e de Lazer Walmar Meira (Cedel-BNH). Ela reuniu mais 420 representantes (atletas e comissões técnicas) dos povos Arara (Ji-Paraná), Gavião (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste).

De acordo com o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, realizar a 1ª Olimpíadas Indígena credencia o município a promover mais jogos nos próximos anos. “Quando idealizamos esses jogos, sabíamos da responsabilidade de reunir diferentes povos, com o objetivo maior que é o esporte”, lembrou.

“Mas esse evento superou nossas expectativas. Tenho a certeza que o próximo será melhor e os que virão depois dele terão mais equipes e novas modalidades. Provamos que temos competência para promover e receber em nossa cidade mais de 400 participantes [atletas e comissões técnicas] em três dias de provas”, afirmou Isaú Fonseca.

O superintendente estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, como apoiador dos jogos acompanhou a cerimônia de abertura, reconheceu a iniciativa da Prefeitura de Ji-Paraná e assegurou que a competição indígena deverá crescer em número de provas e participantes, e que a autarquia continuará sendo uma parceira nas próximas edições.

O titular da Semictur, Volnei Inocêncio, disse que a olimpíada marcou o compromisso da gestão municipal com o turismo étnico, o esporte e a valorização da diversidade cultural. “Mesmo com as chuvas [na tarde e noite de sábado], encerramos a competição sem registrar nenhum incidente, muito pela colaboração e disciplina dos atletas e comissões técnicas”, garantiu.

Foram disputadas as modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha, corrida com tronco (sem revezamento), corrida com paneiro (cesta), corrida de 100 metros, arremesso de lança e cabo de guerra (com seis participantes). As provas ocorrerão nos períodos da manhã e tarde. Excepcionalmente, na noite de sábado (22) e domingo pela manhã (23).

O concurso de beleza indígena (masculino e feminino) que seria realizado na noite de sábado foi adiado pelos organizadores em função das fortes chuvas, que ocorreram horas antes do evento. “Ficou tudo alagado e não foi possível realizarmos o concurso que ocorrerá em nova data”, admitiu Volnei Inocêncio.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook