Prefeitura encerra 1ª Olimpíadas Indígenas
A etnia Tupari obteve a primeira colocação geral nos jogos
A etnia Tupari (Alta Floresta do Oeste) foi a vencedora, com 128 pontos, da 1ª Olimpíadas Indígenas de Ji-Paraná, que reuniu mais cinco povos dos estados de Rondônia e Mato Grosso. Os jogos foram promovidos pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes).
A 1ª Olimpíadas Indígenas de Ji-Paraná foi disputada no período de 21 a 23 de abril no Centro Desportivo e de Lazer Walmar Meira (Cedel-BNH). Ela reuniu mais 420 representantes (atletas e comissões técnicas) dos povos Arara (Ji-Paraná), Gavião (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste).
De acordo com o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, realizar a 1ª Olimpíadas Indígena credencia o município a promover mais jogos nos próximos anos. “Quando idealizamos esses jogos, sabíamos da responsabilidade de reunir diferentes povos, com o objetivo maior que é o esporte”, lembrou.
“Mas esse evento superou nossas expectativas. Tenho a certeza que o próximo será melhor e os que virão depois dele terão mais equipes e novas modalidades. Provamos que temos competência para promover e receber em nossa cidade mais de 400 participantes [atletas e comissões técnicas] em três dias de provas”, afirmou Isaú Fonseca.
O superintendente estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, como apoiador dos jogos acompanhou a cerimônia de abertura, reconheceu a iniciativa da Prefeitura de Ji-Paraná e assegurou que a competição indígena deverá crescer em número de provas e participantes, e que a autarquia continuará sendo uma parceira nas próximas edições.
O titular da Semictur, Volnei Inocêncio, disse que a olimpíada marcou o compromisso da gestão municipal com o turismo étnico, o esporte e a valorização da diversidade cultural. “Mesmo com as chuvas [na tarde e noite de sábado], encerramos a competição sem registrar nenhum incidente, muito pela colaboração e disciplina dos atletas e comissões técnicas”, garantiu.
Foram disputadas as modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha, corrida com tronco (sem revezamento), corrida com paneiro (cesta), corrida de 100 metros, arremesso de lança e cabo de guerra (com seis participantes). As provas ocorrerão nos períodos da manhã e tarde. Excepcionalmente, na noite de sábado (22) e domingo pela manhã (23).
O concurso de beleza indígena (masculino e feminino) que seria realizado na noite de sábado foi adiado pelos organizadores em função das fortes chuvas, que ocorreram horas antes do evento. “Ficou tudo alagado e não foi possível realizarmos o concurso que ocorrerá em nova data”, admitiu Volnei Inocêncio.
Prefeitura de Porto Velho distribuiu 2,2 milhões de mudas de café aos produtores
Município produz cerca de 100 toneladas de café por ano
MPRO obtém condenação de dois responsáveis por roubos em série
Conforme a denúncia oferecida pelo MPRO, os crimes ocorreram no dia 27 de novembro de 2022 em Ariquemes
Declare seu amor: Coordenador da Infância recebe representantes de conselhos
O procedimento é simples e rápido, mas, ainda assim, o TJRO tem diversificado ações para garantir que as doações aconteçam por meio da mobilização de diversos setores da sociedade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook