Prefeitura lança projeto para qualificação de mão de obra
O projeto oferece gratuitamente à comunidade a oportunidade de diversos cursos profissionalizantes
Fotos: Diego Lima
Com a proposta de formar e capacitar mão de obra especializada para atender a determinados segmentos produtivos, a Prefeitura de Porto Velho lançou na manhã de quinta-feira (8), por intermédio da Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), o projeto Gerando Novas Oportunidades. O evento foi realizado na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), na Zona Leste.
O projeto oferece gratuitamente à comunidade a oportunidade de diversos cursos profissionalizantes. Ao todo, serão oferecidas 400 vagas nas áreas de corte e costura, gestão empreendedora, doces regionais, embutidos e defumados, comercialização, correção e adubação de solo, uso racional de defensivos agrícolas, manejo de irrigação, panificação, confeitaria, produção de doces, salgados e confecção de bonecos de pano.
A política de desenvolvimento da gestão do prefeito dr Hildon Chaves visa promover a autonomia econômica e social, através do incentivo a organização produtiva do comércio justo e solidário, retirando mulheres e homens que vivem em vulnerabilidade social, capacitando e inserindo essas pessoas ao mercado de trabalho.
A oferta das vagas acontece através do Sine Municipal. “Os interessados preencheram formulários, que representam uma pré-matricula. De acordo com a opinião dessas pessoas definimos os cursos de maior interesse da população, em seguida divulgamos essas oportunidades e chamamos para efetuar as matrículas”, explicou Euzébio Lopes, chefe do Sine Municipal.
O subsecretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Júlio César Siqueira, motivou os alunos para que não desistam dos cursos. “Agarrem essa oportunidade com unhas e dentes, se dediquem ao curso para nós conseguimos montar o nosso polo de confecção na zona Leste e Sul”
O secretário aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do deputado federal Lindomar Garçon, que trouxe a ideia de uma cooperativa que funciona em Brasília (DF). “Por meio dele foram providenciados os recursos necessários e agora estamos colocando o projeto em prática”.
Os cursos serão ministrados através de faculdades particulares de Porto Velho, custeadas com recursos municipais. Além de Julio César Siqueira, participaram da cerimônia de lançamento, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robson Damasceno, o vereador Da Silva representou a Câmara dos Vereadores, o gerente da Praça Céu, Jacir Antonino, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico, Euzébio Lopes, o presidente do Instituto São Rafael, Carlos Oliveira, o diretor da Faculdade Unama, David Marciel, a coordenadora do Ministério do Trabalho, Edete Batista e o deputado federal Lindomar Garçon.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook