Prefeitura realiza 1º Fórum de Segurança e Educação no Trânsito de Porto Velho

Evento tem o objetivo de apontar diretrizes para elaboração de políticas públicas que permitam um trânsito mais seguro para todos.

Comdecom
Publicada em 24 de outubro de 2018 às 13:50
Prefeitura realiza 1º Fórum de Segurança e Educação no Trânsito de Porto Velho

A abertura do 1º Fórum de Segurança e Educação no Trânsito de Porto Velho, realizado pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), aconteceu na noite desta terça-feira, 23, no Teatro Banzeiros. O evento, que termina ao final da tarde desta quarta,24, conta com participação de técnicos de São Paulo e de várias prefeituras de Rondônia.

“O trânsito continua fazendo muitas vítimas. Isso mostra que temos de começar o trabalho de educação de trânsito ainda cedo, com as nossas crianças, porque o trânsito do Brasil é uma tragédia de uma maneira geral. O fato de estarmos aqui reunidos com técnicos de várias cidades é importante para Porto Velho - isso coloca o Município participando ativamente como anfitrião de um grande tema nacional”, declarou o prefeito Hildon Chaves.

Depois de lamentar cerca de 50 mil mortes por acidentes de trânsito todo ano no Brasil e 44 óbitos somente em Porto Velho no ano passado, o prefeito afirmou que discutir a segurança e educação no trânsito é importante por si só. Ele acrescentou que “a grande vantagem desses encontros é justamente a troca de experiências, o momento de termos contato com o que está dando certo ou não em outras cidades para não repetirmos os mesmos erros”.

O fórum tem como objetivo apontar diretrizes para elaboração de políticas públicas que permitam maior segurança no trânsito de Porto Velho. “Levantando os principais problemas é possível avançar na solução de acordo, especialmente com a contribuição da comunidade. Temos já alguns estudos em relação a essa questão”, destacou o secretário Carlos Henrique da Costa (Semtran).

Reduzir os índices

Costa foi taxativo ao afirmar que é preciso baixar os números da violência no trânsito de forma mais pontual. Para tanto, faz-se necessário trabalhar a prevenção. “A solução é a educação, discutir a segurança, discutir de quem é a responsabilidade, pois, todos temos a responsabilidade de manter o limite de velocidade, ter atenção com a sinalização e reclamar da sinalização quando ela não tiver adequada”, pontuou.

Atrações

A Banda de Música da Polícia Militar abrilhantou o evento tocando os Hinos Nacional e de Rondônia. Os bonecos Semtranzinho e Semtranzinha fizeram a alegria das crianças. Um breve resumo das ações da Semtran este ano, também foi apresentado no início da programação.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook