Prefeitura reforçará drenagem para fechar cratera no Cohab
Novas manilhas e mais “bocas de lobo” vão permitir o escoamento das águas pluviais e evitar erosões.
A prefeitura de Porto Velho vai reforçar o sistema de drenagem nas confluências da rua do Algodoeiro com rua Borba, bairro Cohab, na zona Sul da cidade, para em seguida fechar uma cratera que foi aberta pela água da chuva. Moradores informam que o buraco é antigo e já causou vários acidentes, inclusive queda de motociclistas.
O subsecretário municipal de obras, Tiago Beber, esteve no local, constatou a gravidade do problema e o perigo aos moradores. Ele afirmou que vai instalar mais tubos de concreto (manilhas) e ampliar a quantidade de “bocas de lobo” para fazer a captação das águas pluviais.
Beber disse que além de antiga, a drenagem feita no local, com cerca de 60 metros de extensão, é insuficiente para captar toda água. “A drenagem transborda, as ruas se transformam em rio e a força da água acaba abrindo e aprofundando ainda mais a cratera”, lamentou.
Para resolver o problema será necessário instalar novas manilhas (fazer uma drenagem mais curta, com no máximo 40 metros de extensão) e construir outras “bocas de lobo”, que são aberturas feitas nas laterais da rua para levar a água até a tubulação subterrânea e posteriormente jogar dentro de um canal que passa nas imediações.
Os moradores pedem que a prefeitura jogue aterro no local, mas o subsecretário informa que esse paliativo não resolve, pois com novas chuvas será reaberto. “Vamos fazer um trabalho definitivo. Com a licitação para compra de novos tubos acreditamos que em 30 dias iniciaremos as obras”, declarou.
Enquanto isso, uma equipe técnica da Subsecretaria Municipal de Obras (Semob) já foi designada para fazer todos os levantamentos necessários e sinalizar a área. Ela inclusive deve informar o diâmetro das manilhas que serão utilizadas para que, uma vez instaladas, resolvam o problema de uma vez por todas.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Quando forem fazer reportagem em certas ruas, pesquisem os nomes das mesmas. É feio informar os nomes nas ruas erradas. A rua certa é Rua Abacateiro entre as ruas Piquiáis e Murici no bairro COHAB.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook