Prefeitura vai desburocratizar licenciamento de obras na Capital

Sistema atual tem muita burocracia e pouco resultado, por isso foi necessário ouvir a iniciativa privada e técnicos.

Fonte: Assessoria
Publicada em 24 de outubro de 2017 às 14:37
Prefeitura vai desburocratizar licenciamento de obras na Capital

O prefeito dr Hildon Chaves, secretários e técnicos de várias secretarias municipais trabalham para desburocratizar o sistema de licenciamento de obras e regularização de empreendimento de qualquer natureza (residenciais ou comerciais) que dependem da ação do município. Uma reunião nesse sentido foi realizada na tarde de segunda-feira (23), na sede da prefeitura, da qual também participaram despachantes, corretores de imóveis, construtores, engenheiros e representantes do Crea/RO, entre outros.

“Hoje o marco legal é um tanto difuso. São várias leis, leis complementares, portarias e decretos que de certa forma engessam a iniciativa privada por conta da morosidade de se avaliar no Corpo de Bombeiros, Secretaria de Trânsito e Secretaria de Meio Ambiente para finalmente chegar na Semur e haver a liberação de um alvará de construção, por exemplo”, explicou o assessor de politica governamental da prefeitura, Guilherme Erse, acrescentando que a reunião foi determinada pelo prefeito.

De acordo com Erse, o sistema atual tem muita burocracia e pouco resultado, por isso foi necessário ouvir a iniciativa privada, secretários e técnicos da Semtran, Sema, Semur e do Código de Postura, “que diga-se de passagem é de 1972. É um código muito antigo, um ordenamento defasado e também com muitas emendas. Então, a gente também tem que enxergar o outro lado – o técnico que está lá despachando um processo e que precisa ter segurança jurídica para deferir ou não”, comentou.

Nessa primeira reunião o objetivo era saber os principais entraves e procurar entender as dificuldades para buscar a solução. A partir das demandas apresentadas os técnicos da prefeitura vão buscar opções para que o prefeito possa apresentar uma nova proposta à iniciativa privada, tornando o marco legal mais rápido e dinâmico, propiciando o desenvolvimento do setor, mais agilidade no atendimento e geração de emprego.

Guilherme Erse acredita que em 30 dias a prefeitura apresentará o resultado dos trabalhos. “Faremos então uma nova reunião, inclusive com a presença de vereadores para ampliarmos a discussão com o segmento da construção civil, Federação da Indústria e do Comércio, Conselho de Arquitetura, entre outros para que finalmente o prefeito possa apresentar isso à sociedade e encaminhar uma mensagem única e bem debatida com a sociedade”, explicou.

Comentários

  • 1
    image
    j paulo 24/10/2017

    Só precisa ter cuidado pois se afrouxar mais ainda dai complica, nao basta construções fora do alinhamento. Empreendimento comercial e institucional sem estacionamento, liberação de empreendimento imobiliario que piora ainda mais o caotico transito na região. Não pode é depois quer jogar a culpa no motorista com zona azul por exemplo.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook