Presidente Alex Redano e senador Marcos Rogério discutem desafios para a compra de vacinas
Por vídeo conferência, integrantes do Ministério da Saúde e da Anvisa explicam as dificuldades na aquisição do imunizante
Intermediado pelo senador, através de vídeo conferência o diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, participou da reunião e explicou em detalhes as dificuldades para se adquirir as doses de imunizantes, com a grande procura mundial pelo produto. Num outro momento, a reunião virtual foi com o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alex Campos, que esclareceu se Rondônia poderia fazer a compra diretamente dos laboratórios fornecedores de vacina.
"Aprovamos a criação do fundo, que permite a captação de recursos dos poderes e instituições, além de empresas e de pessoas físicas, para a compra de vacinas, dentro do programa Imuniza Rondônia, idealizado pelo Governo. Mas, sabemos que é um desafio muito grande adquirir vacina, quando o mundo todo está em busca. Para imunizar a nossa população, precisamos antes passar por todo o processo, desde a compra, certificação e distribuição. Não é fácil, mas precisamos nos mobilizar e buscarmos superar esses obstáculos", destacou Redano.
A deputada Cassia Muleta (Podemos), presidente da Comissão de Saúde, os deputados Ezequiel Neiva (PTB) e Eyder Brasil (PSL); o secretário estadual de Finanças (Sefin), Luís Fernando Pereira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Curi Neto; o juiz Rinaldo Forti da Silva, representando a presidência do Tribunal de Justiça, e o corregedor geral da Assembleia Legislativa, Guilherme Erse, também participaram da reunião.
"Foi uma reunião para esclarecer, para tirar dúvidas com o Ministério da Saúde e com a Anvisa sobre a possibilidade real de compra da vacina pelo Estado de Rondônia, através do fundo e do programa Imuniza Rondônia. O questionamento nosso e dos demais representantes de Rondônia é se o Estado pode adquirir as vacinas, se essas doses ficariam no Estado e se receberiam o certificado de validação", explicou o senador.
Foi informado pelo representante da União de que a compra de vacinas segue um protocolo nacional, que precisa ser cumprido. Mas, é possível sim a compra dos imunizantes pelos Estado, desde que as metas de vacinação nacional não sejam atendidas. "O assunto é complexo, mas temos que ir construindo alternativas e nos inteirando de todas as variáveis, pois quando houver essa possibilidade de compra, Rondônia já estará com os recursos, através da captação do fundo, e com as exigências legais em dia", observou Redano.
A deputada Cassia ressaltou a importância de o Estado sair na frente e manifestar a sua intenção de compra direta das vacinas, com a criação do fundo. "Temos ainda muito a avançar até a aquisição das doses, mas o mais importante é ter a disposição de adquirir os imunizantes e garantir os recursos, para que a nossa população seja vacinada e eu acredito que vamos conseguir esse objetivo, que é um desejo de todo o nosso povo", completou a deputada.
O presidente Alex Redano pediu uma atenção especial do senador para que mais doses de vacina sejam encaminhadas pelo Ministério da Saúde a Rondônia, que enfrenta um aumento no número de casos de covid-19. "Nesse momento de crise, é importante que haja esse diálogo, essa somatória de esforços, que possam fortalecer as ações e a tomada de decisões. O Parlamento está atento e sempre vai se posicionar em defesa da vida e da vacinação da nossa população", concluiu Redano.
Marcelo Cruz acompanha obras das cabeceiras da ponte na BR-421 em Ariquemes
Obra tem previsão para ser finalizada ainda em 2021
Deputado Luizinho Goebel anuncia “pacotão de ações” para Alvorada do Oeste
Parlamentar definiu também junto ao governo quais estradas ficarão sob responsabilidade do DER/RO no município
Após pedido de Alex Redano, Coronel Chrisóstomo destina R$ 10 milhões para asfalto e R$ 1,5 milhão para bloquete em Ariquemes
Durante coletiva, foi anunciado o investimento para melhorias na infraestrutura da cidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook