Justiça determina à União que conclua a transposição dos peritos criminais do estado de Rondônia em até 30 dias
Em 2015, a Justiça já havia determinado que a solicitação fosse cumprida em 30 dias, mas a União recorreu e o efeito da decisão foi suspenso
O Sindicato dos Peritos Criminalísticos do Estado de Rondônia (Sinpec), através do advogado Diego Vasconcelos, sócio-fundador do Rocha Filho Advogados, ingressou com inúmeras ações judiciais a favor da categoria entre os anos de 2013 e 2015.
As ações tinham como objetivo garantir a imediata análise dos termos de opção dos peritos criminais do Estado, para que os servidores fossem incluídos no quadro da União e recebessem o pagamento de retroativos pelas diferenças salariais.
Em 2015, a Justiça já havia determinado que a solicitação fosse cumprida em 30 dias, mas a União recorreu e o efeito da decisão foi suspenso.
Já em segunda instância, a Justiça manteve íntegra a decisão que conferiu ganho de causa para o Sindicato e não houve recurso da União para Tribunais Superiores. Em decorrência disso, a partir desta quinta-feira (11) possui o prazo de 30 dias para concluir o pedido de transposição. Neste período, o Sinpec reunirá toda a documentação necessária para o pedido de retroativo.
Para Diego Vasconcelos, a vitória representa justiça para inúmeros servidores que aguardam há anos pela transposição.
"Essa é uma medida de justiça para todos, porque a justiça reconhece que processos administrativos tem dia para começar e terminar. Todo cidadão que peticiona em face do Estado e seus órgãos tem direito de uma resposta."
Segundo Diego, a estratégia adotada pelo Sinpec foi ingressar com uma ação que limitou o tempo de análise do pedido, para garantir que o mesmo fosse julgado em tempo máximo de 30 dias.
"Entre o pedido inicial e o trânsito em julgado passaram 5 anos, mas diante da persistente demora da União em analisar os pedidos administrativos, foi tempo suficiente para que a categoria garantisse uma ordem judicial que reduzisse efetivamente o tempo de espera. Agora, o resultado desse julgamento torna-se precedente e muitos outros servidores poderão se beneficiar dele."
Sobre a transposição:
O processo de transposição foi iniciado em 2009 e busca o reconhecimento dos servidores que atuavam no serviço público quando Rondônia ganhou a condição do estado, de modo que esses profissionais passem a receber pela folha de pagamento da União.
Durante este período, foram protocolizados ao todo mais de 25 mil pedidos administrativos de servidores do Estado, a maioria em 2013 e 2014.
Passados mais de 10 anos da Emenda Constitucional nº60, que trata sobre a transposição dos servidores de Rondônia, ainda há mais de 15 mil termos de opções aguardando julgamento pela Comissão de Transposição.
Prefeitura fará o asfaltamento da avenida Calama assim que cessarem as chuvas
Prefeito Hildon Chaves determinou que a obra seja feita com recursos próprios
Juízes paulistas não compactuam com iniciativas que desrespeitem o Plano Nacional de Imunização
Os magistrados de São Paulo, assim como os do Brasil, não pretendem se antecipar aos grupos prioritários, assim como não ajuizaram ação para garantir importação de vacinas
Mais 20 leitos de UTI são abertos para atender pacientes com Covid-19
Governo de Rondônia avança criando mais 20 novos leitos de UTI em apenas cinco dias. Foram 10 na Unidade de Assistência Intensiva, na zona Sul de Porto Velho e 10 no Hospital de Amor Amazônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook