Presidente da ALE pede mais agilidade do Iperon na emissão de certidões
Morosidade na expedição dos documentos estaria prejudicando aposentadoria de servidores transpostos.
O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) solicitou ao Poder Executivo, mais agilidade por parte do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), na emissão de certidões e averbações de tempo de serviço. O parlamentar também apontou a necessidade de um cronograma para o pagamento das rescisões dos funcionários públicos.
O deputado explica que foi informado sobre um grande número de professores que está enfrentando problemas para darem entrada na aposentadoria junto à União, uma vez que se tratam de servidores que já foram transpostos.
O presidente ressalta que o serviço público tem a obrigação de fornecer as certidões, em obediência a Constituição Federal. Segundo Laerte Gomes, a solicitação visa o rompimento da burocracia que vem prejudicando os servidores quanto à expedição de documentos que lhes são de direito
“É uma garantia fundamental do cidadão”, conclui o parlamentar.
Vigilantes serão contratados de forma gradativa nas escolas estaduais, garante Seduc em resposta ao deputado Anderson Pereira
No primeiro momento serão priorizadas escolas com auto índice de criminalidade e apenas no período noturno.
Projeto de Lei apresentado pelo deputado Alex Silva prevê brinquedos adaptados para crianças com deficiência em áreas de lazer
Brinquedos serão ferramenta de crescimento e de integração social entre as crianças.
Para Osmar Terra, licença-maternidade deve ser de 1 ano
Segundo ministro, países desenvolvidos adotam este período.
Comentários
O Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembléia poderia fazer uma audiência pública em conjunto com medidas práticas efetivas para dar maior celeridade aos processos de aposentadoria de 2017 ( a bola da vez) para depois poder chegar a 2018. Está sem lógica.
ACHO ENGRAÇADO QUE ANO PASSADO NA GESTÃO MEDÍOCRE DO GOVERNADOR DANIEL, ISSO FOI USADO PELO NOBRE DEPUTADO COMO PROPOSTA ELEITORAL, E FOI COLOCADA TODA A CULPA NA SEGEP, PENALIZANDO FUNCIONÁRIOS E GESTORES PELA DEMORA NOS PROCEDIMENTOS DE APOSENTADORIA E HOJE, UM ANO DEPOIS CONTINUA DO MESMO JEITO, OS PROCESSOS DEMORAM UMA ETERNIDADE, CERTIDÕES UM DEUS NOS ACUDA PRA SEREM EMITIDAS E SÓ VEMOS ESSA COBRANÇAS SEM EFICÁCIA PRA DIZER QUE ESTÃO FAZENDO ALGO, ENQUANTO O VERDADEIRO PROBLEMA CONTINUA SEM SOLUÇÃO, QUE É O APARELHAMENTO TANTO DE EQUIPAMENTOS QUANTO DE PROGRAMAS E TREINAMENTO DE PESSOAL PRA ALIMENTAR ESSES PROGRAMAS NA SEGEP, ONDE TUDO É MANUAL POR FALTA DE VONTADE POLÍTICA, CADÊ O E- ESTADO, ONDE FOI GASTO HORRORES E ATE AGORA NÃO ENTROU EM OPERAÇÃO, QUER COBRAR, PRIMEIRO BUSQUE A CAUSA, POIS SÓ COBRAR ÓRGÃOS SUCATEADOS E SEM CONDIÇÕES DE TRABALHO É MUITO FÁCIL E COMODO!
Ta de parabéns deputado. Isso mesmo. Só que tem que agilizar também na SEGEP pois é ela que formaliza o pedido pro IPERO. Só no SEGEP fica 1ANO. Pra depois ir pro IPERON.
Os processos de aposentadoria de 2017 agora que começaram a seren analisados, mas não entendo por que alguns processos de 2018 já saíram mesmo faltando concluir 2017 que começou agora a pouco. Deve ser porque falta recursos humanos para promover maior agilidade.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook