Presidente do STF abre inquérito para apurar ameaças e fake news que têm a Corte como alvo
Ao iniciar a sessão plenária desta quinta-feira, o ministro Dias Toffoli anunciou a edição de portaria que determina a abertura de inquérito criminal para apurar fake news e ameaças veiculadas na Internet que têm como alvo o STF, seus ministros e familiares.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, anunciou, no início da sessão plenária desta quinta-feira (14), a abertura de inquérito para apurar fatos e infrações relativas a notícias fraudulentas (fake news) e ameaças veiculadas na Internet que têm como alvo a Corte, seus ministros e familiares. O inquérito será conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, que disporá da estrutura material e de pessoal necessária para a condução dos trabalhos.
“Não existe Estado Democrático de Direito nem democracia sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre”, afirmou o presidente ao anunciar a medida. “O STF sempre atuou na defesa das liberdades, em especial da liberdade de imprensa e de uma imprensa livre em vários de seus julgados”.
Designado para conduzir o feito, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que dará início imediato aos trabalhos.
O ato, assinado hoje, leva em consideração que é atribuição regimental do presidente da Corte velar pela intangibilidade das prerrogativas do Supremo Tribunal Federal e dos seus membros (artigo 13, inciso I, do Regimento Interno do STF). A abertura de inquérito pelo presidente do STF está prevista no artigo 43 e seguintes do Regimento Interno.
Gestores da região de São Francisco participam de reunião para alinhar plano de trabalho na educação
São Francisco está buscando a melhoria da qualidade do ensino, mas queremos a melhoria da infraestrutura das nossas escolas.
Secretaria Estadual de Educação implanta Gestão Documental no arquivo setorial para agilizar processos
A necessidade de otimizar a gestão de documentos surgiu da reincidência de casos nos quais o processo demorava ou, ainda, não era encontrado.
Capacitação para servidores pretende promover melhorias nos serviços e valorização profissional em Rondônia, Sejus divulga calendário
De acordo com a diretora da Esep, Ana Cláudia Serafim, os cursos são voltados ao desenvolvimento profissional.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook