Presidente do TJRO, magistrada do estado de Rondônia e secretário do STF participam do I Seminário Estadual sobre Precedentes Qualificados
O evento é voltado a magistrados e magistradas, assessoras e assessores, secretários e secretárias de gabinete de 1º e 2º Grau, bem como servidoras e servidores do TJRO e acadêmicos interessados no sistema de precedentes qualificados
Evento aberto ao público terá certificação de 2,5 h/a, mediante preenchimento de formulário
Nesta sexta-feira, 22/7, o Tribunal de Justiça de Rondônia e a Escola da Magistratura do Estado (Emeron) promovem o I Seminário Estadual sobre Precedentes Qualificados, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola (youtube.com/EscolaEmeron). Coordenado pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) e pela Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas (Cogepac), o evento é aberto ao público e terá certificação de 2,5 horas-aula, mediante preenchimento de formulário de frequência disponibilizado durante a realização do seminário.
O evento é voltado a magistrados e magistradas, assessoras e assessores, secretários e secretárias de gabinete de 1º e 2º Grau, bem como servidoras e servidores do TJRO e acadêmicos interessados no sistema de precedentes qualificados. O seminário tem como objetivo fomentar a discussão sobre o tema, informar, divulgar e estimular a utilização do sistema de precedentes judiciais no âmbito do TJRO, como forma de garantir a coerência, a estabilidade e a integridade das decisões judiciais, auxiliando ainda na redução processual.
A realização do seminário contribuirá para a adequada aplicação vertical dos precedentes, colaborando para o aprimoramento da prestação jurisdicional, tornando-a mais segura, célere e confiável para todos.
Programação
O evento contará com três palestras, ministradas em sequência.
O presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, ministrará a palestra de abertura, intitulada “A Força dos Precedentes e a Nova Disciplina Judiciária”. Membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Comissão de Acompanhamento de Mediação e Arbitragem no Brasil, instituída pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Marcos Alaor é doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito Rio, além de professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), da Emeron e várias outras Escolas da Magistratura.
A seguir, a juíza de Direito Simone de Melo abordará o tema “O Fortalecimento dos Precedentes por Meio do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas – IRDR”. Magistrada do TJRO desde 2013 e professora da Emeron, Simone é pós-graduada em Direito Processual Civil e Metodologia do Ensino Superior, além de mestranda em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça.
A terceira palestra será a do secretário de Gestão de Precedentes do Supremo Tribunal Federal, Marcelo Ornellas Marchiori, com o tema “O Sistema de Precedentes Qualificados”. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília, Marcelo exerceu o cargo de assessor-chefe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep) do Superior Tribunal de Justiça, entre os anos de 2016 e 2020, e é membro do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal.
Ao final das palestras, será realizada uma mesa de discussão entre os ministrantes e interação mediada com o público, para respostas a perguntas e dúvidas dos participantes, que poderão ser enviadas pelo chat durante todo o seminário. Atuará como mediador da mesa o magistrado Guilherme Baldan, juiz auxiliar da Presidência do TJRO.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial
ICMC abre inscrições para processos seletivos de doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Inscrições para ambos os editais estão abertas até 19 de agosto
Enquanto a população sofre com a falta de água, as autoridades sorriem na maior cara de pau
A escassez de água na capital tem sido objeto de várias audiências pública, debates, seminários e reuniões, mas não se conseguiu, até hoje, chegar a lugar nenhum
Prefeitura intensifica ações de vacinação antirrábica na capital
Vacinação pode ser feita na Divisão de Controle de Zoonoses, na avenida Mamoré, 1120, bairro Cascalheira, ou no Parque Circuito, na avenida Lauro Sodré
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook