UNIR: sindicato pressiona reitora para regularizar progressões funcionais de professores

Estiveram presentes a Diretoria da ADUNIR, a reitora Marcele Pereira, o novo Pró-reitor da PRAD, professor Marcos César, a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e outros professores convidados

Assessoria
Publicada em 22 de julho de 2022 às 08:57
UNIR: sindicato pressiona reitora para regularizar progressões funcionais de professores

Na tarde de 20 de julho a ADUNIR - Associação dos Docentes da UNIR (Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional) reuniu-se mais uma vez com a Reitora da UNIR, Marcele Pereira, o vice-reitor da UNIR Juliano Cedaro e outros integrantes da gestão; pressionando para que a atual gestão solucione de uma vez por todas os erros cometidos pela administração da UNIR que prejudicaram a carreira de centenas de docentes. Estiveram presentes a Diretoria da ADUNIR, a reitora Marcele Pereira, o novo Pró-reitor da PRAD, professor Marcos César, a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e outros professores convidados.

Na última reunião com a ADUNIR, a reitora Marcele Pereira havia se comprometido a realizar a revisão das progressões e outros atos administrativos que ferem o direito dos docentes da UNIR a progredir na carreira desde que fosse respaldada com uma Nota Técnica da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN contendo a fundamentação legal necessária, assim como uma Nota Técnica aprovada pela Câmara de Legislação e Normas do CONSAD/UNIR que já havia sido solicitada pela ADUNIR. Ambos os documentos foram apresentados à reitoria, momento em que a Presidente Interina da ADUNIR, Prof. Marilsa Miranda de Souza cobrou a posição da Reitora para que cumprisse o que tinha sido acordado na reunião anterior.

Para a surpresa de todos, a Reitora da UNIR expôs sua posição após receber o documento da ADUNIR/ANDES afirmando que não poderia atender à reivindicação da categoria e que faria uma consulta ao SIPEC (Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal). Ou seja, o que foi acordado em reunião anterior, não se cumpriria. A mesma posição foi reforçada pelo Pró-Reitor Marcos César, que disse que a Administração Superior não poderia realizar nenhum ato sem consultar os Órgãos do Governo (SIPEC e AGU). A ADUNIR e todos os professores presentes, apresentaram de forma incisiva que não aceitariam mais as mesmas desculpas e que diante do impasse, a única alternativa seria levar as irregularidades da Reitoria da UNIR ao Ministério Público Federal para a tomada de providências, além de representar judicialmente os servidores públicos responsáveis pelo prejuízo gerado aos docentes. Os membros da CPPD se posicionaram reforçando os argumentos da ADUNIR.

Mesmo com todos os documentos apresentados que dão segurança jurídica para a tomada de decisão, a Reitora Marcele Pereira não quer atender à reivindicação da categoria por uma posição política sua e de alinhamento com o governo federal.

Visivelmente irritada a reitora reconheceu os erros da administração da UNIR. A presidente da ADUNIR lembrou à reitora que os erros iniciaram na gestão anterior, mas se aprofundaram na atual gestão, chegando a atingir a quase metade da categoria docente e que, portanto, ela não pode se eximir da responsabilidade em resolver os problemas e erros que ela mesma vem cometendo contra os docentes.

Com o tensionamento criado, a ADUNIR arrancou um posicionamento da Reitora Marcele Pereira em solucionar o problema, devolvendo o direito dos docentes às suas progressões funcionais. A reitora e pró-reitor de administração, na presença de todos os presentes à reunião, se comprometeram em iniciar esse processo de correção das progressões, para garantir ao menos o efeito acadêmico, a partir da próxima semana, enquanto consultam o SIPEC  sobre o pagamento dos retroativos devidos em cada processo de progressão dos docentes que foram prejudicados. Este acordo feito por Marcele Pereira foi feito de forma verbal, endossado pelos demais membros da gestão. Alegando o avançar da hora, a chefia de gabinete informou que disponibilizaria a ata até a manhã de 21 de julho com o acordo firmado, mas até o momento ainda não o fez.

A ADUNIR avalia como vitoriosa a reunião e espera que a Reitoria cumpra o acordo. “A ADUNIR cumpriu seu papel de representante da categoria na luta pelos seus direitos e não se submeteu à proposta da reitoria de, mais uma vez, protelar em cumprir os dispositivos legais, devolvendo o direito adquirido dos docentes de nossa instituição. Vamos acompanhar passo a passo os procedimentos a serem tomados pela Pró-Reitoria de Administração (PRAD) de cumprimento do que foi deliberado nessa reunião”, enfatizou Marilsa Miranda de Souza, presidente interina da ADUNIR. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook