Primeiro caso de febre amarela em macaco é confirmado em Rondônia

Além deste caso, o setor espera o resultado de outras sete amostras de macacos mortos, que foram enviadas para a análise laboratorial.

Jaruonline
Publicada em 04 de julho de 2017 às 17:15
Primeiro caso de febre amarela em macaco é confirmado em Rondônia

A Coordenadoria Regional de Vigilância Ambiental confirmou , nesta segunda-feira (3), por meio  de exames, a 1ª morte de macaco provocada pelo vírus da febre amarelasilvestre em Rondônia. De acordo com o coordenador de vigilância ambiental, Flaviano Melo, o macaco da espécie Bugio foi encontrado morto na área rural de Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho.

Além deste caso, o setor espera o resultado de outras sete amostras de macacos mortos, que foram enviadas para a análise laboratorial.

Flaviano conta que a morte do macaco foi informada à vigilância ambiental por  moradores, que encontraram o animal morto no mês de janeiro deste ano.

A equipe chegou ao local cerca de 30 minutos depois que o macaco tinha morrido. Somente no início de fevereiro foi que a amostra acabou sendo enviada para análise laboratorial no Pará.

“Nós colhemos do macaco amostras como cérebro e vísceras e enviamos para [Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen). De lá, eles encaminham o material  para o laboratório do Pará, para que essas amostras fossem examinadas”, contou Flaviano.

Apesar da confirmação do vírus no animal, Flaviano destaca que não é preciso que a população fique alarmada, pois a vacinação imuniza contra qualquer possibilidade de contrair o vírus.

“Esse é um termômetro de que o vírus da febre amarela está circulando no município, mas se a população está vacinada fica livre de contrair essa doença. Vale ressaltar que o macaco não transmite a doença para o homem”, explicou Flaviano.

Agevisa

O caso também foi confirmado pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), que afirmou que uma equipe esteve em Cacoal e se dirigiu até a localidade onde o macaco foi encontrado para se certificar de que os moradores estão vacinados.

Os moradores que ainda não tomaram a vacina contra a febre amarela podem procurar qualquer unidade básica de saúde para se imunizar.

“Antes a população precisava repetir a dose da vacina contra a febre amarela a cada 10 anos, mas já foi comprovado que apenas uma dose é necessário para ficar imune contra doença”, afirmou.

As salas de vacinações das Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda-feira a sexta-feira, no período da manhã.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook