Principais causas das quedas de energia no Brasil

Portanto, se você deseja saber mais sobre as principais causas das quedas de energia no Brasil, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 18 de novembro de 2022 às 09:12
Principais causas das quedas de energia no Brasil

De fato, não há nada pior do que estar trabalhando no computador ou jogando aquele jogo super legal, e a energia cair, não é mesmo? Quando isso acontece, queremos conhecer as principais causas das quedas de energia no Brasil.

Portanto, se você deseja saber mais sobre as principais causas das quedas de energia no Brasil, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Principais causas das quedas de energia no Brasil

Vivemos em uma sociedade com uma grande dependência elétrica em que precisamos estar conectados à rede de uma forma contínua e permanente.

Praticamente tudo à nossa volta funciona com eletricidade: carregadores de celular, secadores de cabelo, geladeiras, máquinas de lavar roupa... Em suma, sem ela estamos perdidos!

No verão, uma época marcada por um maior consumo de energia e aumento das temperaturas, é comum que ocorram apagões elétricos.

Essas situações costumam ser muito inoportunas, e deixam (na maioria das vezes de forma temporária) milhares de pessoas sem recursos energéticos.

Se você quer saber mais sobre as principais causas das quedas de energia no Brasil, continue lendo.

1- Sobrecargas do sistema elétrico

As temperaturas extremas são um dos piores inimigos da rede elétrica tradicional. No verão, o calor (que cada vez sofremos de forma mais intensa e prolongada) pode pôr em perigo o abastecimento de luz, causando curtos circuitos que bloqueiam a rede elétrica habitual.

2- Fatores meteorológicos

As tempestades de verão geralmente aparecem com mais virulência e, portanto, afetam de forma mais abrupta os sistemas elétricos.

Muitas destas tempestades descarregam contra os postes de luz dada a sua elevada altura, recebendo o impacto de raios que podem causar o corte do fornecimento.

É aconselhável que durante as tempestades usemos apenas os eletrodomésticos essenciais para evitar que um problema na rede afete o bom estado destes, ou que os conectemos a uma fonte de alimentação externa, como um Nobreak 6kva.

3- Excesso de demanda de eletricidade

Ao conectar um maior número de dispositivos, a rede pode entrar em colapso.

Este problema é normalmente resolvido desligando o último aparelho que foi ligado e retornando ao interruptor do painel de luzes à sua posição inicial.

Nesse caso, você deve rever a tarifa contratada, pois talvez não seja tão poderosa quanto você precisa.

Sem dúvida alguma, essa é uma das principais causas das quedas de energia no Brasil.

4- O mau estado de alguns aparelhos

Embora não seja um problema exclusivo do verão, também pode desencadear apagões elétricos. Existem alguns dispositivos sazonais que devemos rever e consertar antes de usá-los.

Por exemplo, o ventilador ou ar-condicionado, que é colocado em funcionamento de ano para ano, requer uma verificação prévia para garantir que funciona corretamente sem comprometer o fornecimento de energia da casa.

De fato, a manutenção dos eletrodomésticos é um ponto que vai jogar a favor dos consumidores diante de um problema no sistema geral de abastecimento elétrico.

5- Mau estado da rede de distribuição da área

Este aspecto não está nas mãos do consumidor final, mas continua a ser uma das causas pelos cortes de energia no verão, uma vez que as altas temperaturas agem de forma mais agressiva sobre os sistemas que não estão em perfeito estado.

Nestes casos, o mais interessante é apostar na instalação de uma rede alheia capaz de fornecer a energia necessária.

Pronto! Agora você já conhece as principais causas das quedas de energia no Brasil e pode tomar medidas para melhorar isso.

Da próxima vez que você sofrer um corte de energia, comece por eliminar qualquer uma dessas cinco opções para tentar identificar o problema.

Certamente encontrará nelas a causa do apagão inoportuno. Outra coisa diferente já é se a solução está na sua mão ou se está fora do seu alcance e você deve procurar ajuda.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook