Procon autua empresa que fornece energia elétrica em Rondônia
O auto de infração foi emitido porque a companhia negou ao consumidor o direito de análise de débitos dos últimos 60 meses
Presença dos fiscais se deu no momento em que foi solicitado por meio do 151.
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Rondônia emitiu um auto de infração contra a Energisa, empresa fornecedora de energia elétrica do estado, no último dia 6, após denúncia de um consumidor de Porto Velho, por meio do canal de atendimento 151. O auto de infração foi emitido porque a companhia negou ao consumidor o direito de análise de débitos dos últimos 60 meses.
Com pedido negado, o advogado que acompanhava o consumidor na empresa acionou o Procon e solicitou a presença dos fiscais do órgão de defesa no estabelecimento.
Diante da constatação dos fatos, fiscais do Procon instauraram processo, por meio de um auto de infração. A concessionária tem 10 dias para protocolar defesa.
“Esse foi o primeiro auto de infração contra a concessionária de energia aqui no Estado, tendo em vista que há décadas de existência do Procon nenhuma outra gestão teve a ousadia de colocar em prática a gerência de fiscalização”, explica Estevão Ferreira, o coordenador do Procon.
O órgão adquiriu este ano o poder de polícia com a capacidade de aplicar autos de infração, segundo o coordenador, com a gestão do governador Marcos Rocha e do apoio da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), por meio do superintendente Sérgio Gonçalves. Esse novo tipo de documento constatam as transgressões na legislação e pode resultar em multas.
O Procon orienta ao consumidor ao sentir lesado, que denuncie ao Procon, seja no balcão de atendimento que fica no Tudo Aqui da Avenida Sete de Setembro ou pelo telefone 151 e pedir a presença dos fiscais no local. É importante que o cidadão esteja presente com nota fiscal e fotos comprobatórias.
Nota de pesar - Falecimento do servidor Israel Lima Santos
Atualmente trabalhava na Subcoordenadoria de Cerimonial da Prefeitura
O gasoduto volta à pauta: Porto Velho pode receber 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia
O gasoduto já não é coisa do passado, mas uma perspectiva real para o futuro
Proclamação da República completa 130 anos
Entenda o nascimento da República no Brasil
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook