Procon Rondônia faz inspeções de rotina em postos de combustíveis de Porto Velho
Fiscalizações fazem parte do calendário elaborado pelo Procon, para verificar possíveis irregularidades nas bombas e verificar a qualidade do óleo diesel que está sendo revendido
Fiscalização também teve como objetivo verificar se de fato, consumidor está tendo abastecimento correto
A qualidade do combustível, vazão das bombas, notas fiscais de entrada e saída foram verificados durante fiscalização de rotina, foi promovida pelo Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), ontem (16), em postos de combustíveis de Porto Velho.
As fiscalizações fazem parte do calendário elaborado pelo Procon, para a execução de visitas aos postos de combustíveis para verificar possíveis irregularidades nas bombas e verificar a qualidade do óleo diesel que está sendo revendido.
De acordo com o gerente de fiscalização do Procon, Calebe Melocra, são várias denúncias a respeito do combustível que são recebidas diariamente. “Para o consumidor, a gasolina pesa muito no bolso e por isso, a fiscalização é importante para verificar se o combustível comercializado está sendo armazenado e distribuído de forma correta”.
Vários postos de combustíveis de Porto Velho foram inspecionados
Os postos da Capital rondoniense passaram por inspeção onde foram feitos testes para medir a concentração do combustível, fazendo a mistura de água com gasolina.
“Todos os postos são obrigados a possuírem material de testagem da gasolina, caso o consumidor queira fazer o teste. Caso contrário, o Procon deverá ser acionado e o posto estará sujeito a receber multa”, declarou Calebe Melocra.
Em um teste feito no óleo diesel, o assistente de fiscalização, Jessé Júnior, explica que nos tipos S-10 e S-500, são verificados os aspectos, pois o produto precisa estar em situação líquida e pura, sem nenhuma alteração. Após a verificação, não houve irregularidade.
Sendo encontrada alguma irregularidade, será colhida uma amostra e enviada a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP), que irá lavrar uma multa, que pode gerar até a interdição do posto. “A fiscalização é uma ação de interesse público, sendo importante para garantir a confiança do consumidor no produto e também para evitar prejuízos nos veículos, devido a irregularidades”, finaliza o gerente de fiscalização do Procon.
DENÚNCIAS
O Procon Rondônia orienta os consumidores que se sentirem prejudicados para encaminhar denúncias e reclamações, com fotos e endereço do estabelecimento, para os seguintes canais de atendimento: telefone 151, pelo WhatsApp (69) 98491-2986 ou na página do procon.
Estudantes de Rondônia inscritos no programa Jovens Embaixadores devem ficar atentos ao cronograma
Programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e no Brasil é coordenado pela Embaixada Americana
UNIFACIMED investe em infraestrutura nos dois campi
Com experiência de mais de 20 anos, a Instituição é referência em ensino superior em Rondônia
Etapa estadual de premiação do Sebrae em educação acontece na próxima semana
Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora reconhece as melhores práticas de educação empreendedora em nível estadual
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook