Produtores comemoram inclusão no Programa de Aquisição de Alimentos
Semagric incentiva agricultura familiar por meio de programas que apoiam a produção.
Para ajudar agricultores familiares a participarem da venda de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, a Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) está ajudando no transporte de banana, melancia, pupunha, limão, abóbora, farinha, macaxeira, hortaliças e peixes, produzidos de forma agroecológica na maioria das propriedades de pequenos agricultores de Porto Velho.
Os produtos são levados semanalmente para a Associação da Emater e de lá distribuídos para instituições filantrópicas da capital. Cerca de 70 agricultores são atendidos pelo caminhão que faz o transporte da propriedade rural até a cidade.
A Semagric incentiva a agricultura familiar no município com programas que ajudam o agricultor em sua propriedade, como Terra Produtiva, que ajuda na destoca e gradagem; Caminhos da Produção, que cuida das estradas, pontes e bueiros; Pró-Café, responsável pela distribuição de mudas de café clonal; Pró Calcário, com transporte gratuito de calcário e a piscicultura, por meio da construção de tanques de peixes.
A maior parte da produção transportada é oriunda do distrito de União Bandeirantes, cerca de 160 quilômetros de Porto Velho, porém, a prefeitura atende toda a região rural. Esta semana foi a vez das comunidades do Médio Madeira (Itacoã, Cujubim, Bom Será, Aliança, Brasileira), Joana Darc e Setor Chacareiro de Porto Velho fazer as entregas. Com a venda desses alimentos, os produtores garantem sua renda e, dessa forma, contribuem para a encomia da capital.
Para o subsecretário da Semagric, Francisco Evaldo de Lima, o programa de transporte da produção foi criado justamente para incentivar o pequeno produtor. Segundo ele, devido às atividades voltadas ao setor primário, a demanda tem crescido por causa da produção diversificada das comunidades. “Precisamos dar atenção ao transporte desses alimentos. Com essas ações, estamos conseguindo incrementar a produção agrícola do município. Quando colocamos caminhões à disposição desses agricultores, percebemos uma população rural mais animada em produzir”, disse Evaldo.
A produtora Vera Lúcia Cruz Bernardo, da comunidade Joana Dar’c, cerca de 110 km da Capital, conta que na propriedade de 50 hectares produz de tudo um pouco. Ela trabalha com os quatro netos e uma filha e disse que graças a ajuda no transporte dos alimentos, economizou e já conseguiu comprar o próprio veículo.
“Graças a Semagric, que ajuda no transporte dos meus alimentos eu consigo me programar para trabalhar e vender os produtos para o PAA. Esse programa é muito importante para todos os agricultores de Porto Velho, e garante lucro para as famílias”, comentou Vera Lúcia.
O produtor Henrique Jesus Santos, da linha 13 do Joana Dar’c, produz macaxeira, banana, limão e abóbora. Ele disse que a lucratividade da família se deve ao transporte gratuito que recebe, porque se tivesse que pagar não teria lucro nas vendas.
“Esse caminhão nunca deixou os produtores na mão, sempre que precisamos a Semagric nos ajuda, só lá na minha linha são 13 agricultores que contam com esse benefício do transporte”, disse Henrique.
O prefeito dr Hildon Chaves diz que é importante o incentivo aos produtores rurais da capital. “Por isso a Semagric faz um amplo trabalho de orientação junto aos produtores rurais, e esse transporte é uma forma de cooperação muito importante para quem trabalha no campo e precisa do apoio do poder público para avançar”, disse dr Hildon.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook