Produtores da agricultura familiar assinam contrato do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Rolim de Moura
Consolidado no Estado desde 2011, o programa vem contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar.
Casal Ueberson Lopes Barbosa e Franciele Ribeiro foi um dos beneficiados com o programa
Um grupo de 17 famílias de agricultores do município de Rolim de Moura foi beneficiado na manhã de sábado, 16, com a assinatura de contratos de adesão ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Outras nove famílias receberam as escrituras de suas terras. O evento foi realizado no Auditório da Faculdade São Paulo. O valor aplicado no programa é de R$ 3.876.600,00.
O jovem casal Ueberson Lopes Barbosa e Franciele Ribeiro foi um dos beneficiados com o programa. Para Barbosa, a assinatura da proposta representa a realização de um sonho. “A gente sempre sonha em tem um pedaço de terra para proporcionar uma vida melhor para a nossa família. Nós estamos casados há 5 anos, mas agora é que vai começar a nossa vida de verdade, pois é deste pedaço de terra que vamos tirar o nosso sustento e, futuramente, o dos nossos filhos também”, declarou emocionado.
Em Rondônia, o PNCF é gerido por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com sindicatos rurais e prefeituras. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil da Presidência da República.
Consolidado no Estado desde 2011, o programa vem contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar porque oferece a oportunidade de adquirir um pedaço de terra a famílias que já sobrevivem no meio rural, mas que ainda não tiveram oportunidade de acesso à terra. Além disso, colabora para a diminuição dos conflitos agrários, combatendo a pobreza rural e melhorando a qualidade de vida e geração de renda da família no campo.
Filho de camponês, o governador Daniel Pereira destacou a importância do momento para a vida das famílias presentes. “Essa medida é de fundamental importância, pois contribui para o fortalecimento do Estado por meio da agricultura. Rondônia ocupa a sexta posição em rebanho bovino e é o maior produtor de peixe em cativeiro do Brasil. E vamos crescer ainda mais”.
Ao finalizar, o governador destacou a importância da educação e disse que os agricultores precisam manter seus filhos em sala de aula.
O evento contou com a presença do superintendente do banco do Brasil em Rondônia, Felipe Zanella, de autoridades municipais, estaduais e representantes da bancada federal.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook