Produtores de Porto Velho iniciam colheita de soja com expectativa acima de 37 mil toneladas
Com início em janeiro, a colheita deve seguir até o fim de maio
Expectativa de produção é atingir mais de 37 mil toneladas de soja na safra 2019/2020
Produtores do município de Porto Velho iniciaram a colheita de soja da safra 2019/2020, de aproximadamente 10 mil hectares plantados, a maior quantia de terras já cultivadas no município, cuja expectativa de produção é atingir mais de 37 mil toneladas. O lançamento da colheita na Capital foi realizado na última semana (21), durante o Dia de Campo de Soja, na Fazenda Serra Verde, em Porto Velho. Com início em janeiro, a colheita deve seguir até o fim de maio.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Porto Velho encontra-se em 10º lugar no ranking de maior produtor de soja do estado de Rondônia. Em 2018, sua produção atingiu 30 mil toneladas de 9.650 hectares de área plantada/colhida. Em 2019, a área plantada cresceu para 10.650 hectares e a produção chegou a 34 mil toneladas, resultando em um aumento de 10%. A expectativa de área e produção para 2020 é que esse percentual de crescimento de 10% continue.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Avenilson Trindade, Porto Velho tem efetivado sua participação agrícola.
“O município tem ampliado as lavouras, principalmente no plantio de soja, milho e arroz. O resultado desse investimento contribui significadamente para a economia, não só da capital, mas de todo o estado de Rondônia”, contou.
A soja é o principal produto de exportação do município e é um dos fatores principais para o fortalecimento da economia da região. O número de exportação registrado pelo Ministério da Economia (Mdic) mostra que Porto Velho exportou 270 mil toneladas de soja em 2019, que representa US$ 94,3 milhões, 31,38% da quantidade exportada em Rondônia. Mas quem lidera o ranking municipal de exportação de soja é o município de Vilhena, com 295 mil toneladas exportadas em 2019.
Embarcada em Porto Velho, a soja in natura segue para o município de Itacoatiara (AM) para ser enviada para países da Ásia, Europa e América do Norte
Esse resultado positivo se deve, principalmente, ao plantio do grão no tempo certo, as chuvas em quantidade favorável e a realização do manejo para evitar a infestação de pragas, além do uso de tecnologias.
O escoamento dos grãos em Porto Velho é realizado através da hidrovia do Madeira. Embarcada em Porto Velho, a soja in natura segue para o município de Itacoatiara, no Amazonas, por balsa. De Itacoatiara a soja é exportada para países da Ásia, Europa e América do Norte.
De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, o estado de Rondônia é o terceiro maior produtor de soja da Região Norte. Na safra de 2019/2020, o plantio pode passar de 400 mil hectares e atingir a produção de 1,2 milhão de toneladas. “Nos próximos cinco anos poderá chegar a um milhão de hectares na área de produção de soja. Por ano, a soja como área de principal cultura do estado cresce em torno de 20%”, disse.
IPEMA convoca os servidores aposentados e pensionistas para realizarem prova de vida
Beneficiários aniversariantes de JANEIRO e FEVEREIRO devem fazer o recadastramento anual obrigatório até o final de fevereiro de 2020.
Governo de Rondônia atualizará mensalmente ficha do servidor público
Primeira fase do levantamento se estenderá até março
Brasil registrou 124 assassinatos de pessoas transgênero em 2019
Dados são divulgados no Dia Nacional da Visibilidade Trans
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook