Professor da UNIR lança livro sobre jornalismo e 11/9
Ao exemplificar essas alterações, o autor citou como o próprio jornalismo internacional reconheceu, ou pelo menos amenizou, as suas primeiras produções, que beiraram a xenofobia
A obra “Jornalismo digital entre redes de memórias na efeméride do 11/9“, lançada em julho de 2022 pelo coordenador do MíDI, Allysson Martins, analisa como os sites jornalísticos do Brasil, dos Estados Unidos e do Reino Unido abordaram o atentado que marcou o início do século 21. Para além disso, faz uma comparação da cobertura do ataque e de como as narrativas mudaram no decorrer dos anos. Ao exemplificar essas alterações, o autor citou como o próprio jornalismo internacional reconheceu, ou pelo menos amenizou, as suas primeiras produções, que beiraram a xenofobia.
“Isso foi percebido quando o protagonista das invasões eram os EUA ou mesmo quando eles foram a vítima do ataque. As próprias palavras ‘guerra’ e ‘invasão’ já nos trazem sentidos distintos e isso mostra como o jornalismo pode moldar a opinião pública até para promover os conflitos”, complementou após dizer que a importância do 11/09 não foi apenas pelo atentado em si, mas sim pelas repercussões e ações que se seguiram.
“A cobertura desses fatos cumpriu um papel fundamental do jornalismo: registrar a história enquanto ela acontece. Mas como a imprensa internacional e brasileira se colocaram dez anos depois desse acontecimento, munidas de novas ferramentas e de distanciamento do fato histórico? Essas são questões muito relevantes das quais podemos obter respostas ao ler esta obra”, dizem os mestres em jornalismo, Érika Agripino e Vitor Teixeira, no prefácio do livro.
Contemplado em edital público da EDUFRO, o livro terá algumas versões impressas para distribuição, mas pode ser baixado gratuitamente no site da editora.
MINICURRÍCULO
Allysson Martins é professor de Jornalismo e coordenador do MíDI – Laboratório de Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio doutoral no Laboratoire Communication et Politique du Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). É autor dos livros “Jornalismo e Guerras de Memórias nos 50 Anos do Golpe de 1964” e “Crossmídia e Transmídia no Jornalismo” e coorganizou “Afrodite no Ciberespaço”. Já recebeu prêmios no EXPOCOM e no PIBIC, como estudante e como orientador.
SERVIÇO
Título: Jornalismo digital entre redes de memórias na efeméride do 11/9
Autor: Allysson Martins
Editora: EDUFRO
Ano: 2022
Acesso: site da editora
Iniciadas obras do novo fórum de Rolim de Moura
Construção é a primeira do ranking de priorização de obras do TJRO
Notificação de casos da varíola dos macacos passa a ser obrigatória
Profissionais devem enviar confirmação de casos em até 24 horas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook