Professor José Valdir recebe estrela na calçada do Buraco do Candiru

A homenagem acontece pela contribuição dele para a formação e desenvolvendo de Rondônia nas áreas da educação e da cultura

Felipe Corona
Publicada em 14 de outubro de 2021 às 10:56
Professor José Valdir recebe estrela na calçada do Buraco do Candiru

Na noite da próxima sexta-feira (15), a partir das 19:30, o professor José Valdir Pereira vai receber uma estrela na calçada das estrelas do Rio Madeira do Buraco do Candiru, o boteco mais charmoso da capital de Rondônia.

José Valdir Pereira nasceu em Várzea Alegre (CE). Depois se mudou para Porto Velho, onde viveu sua infância, adolescência e parte da fase adulta. Hoje divide seu tempo vivendo nos dois estados pelos quais foi adotado: Rondônia e Ceará.

Ele é professor, poeta e escritor (contista, biógrafo, ensaísta, músico amador e letrista) e consultor técnico em planejamento e em financiamento da educação.    

A homenagem do Buraco do Candiru acontece pela contribuição dele para a formação e desenvolvendo de Rondônia nas áreas da educação e da cultura.

“Sempre sou à favor das homenagens em vida. O Buraco do Candiru tem essa tradição de eternizar os nomes das figuras históricas rondonienses em sua calçada das estrelas do Rio Madeira. Então, teremos mais um personagem importante da nossa cultura e educação sendo reconhecido”, disse Marcus Vinícius Danin, um dos fundadores e proprietário do Buraco do Candiru.

Caminhada

Entre seus 11 livros publicados, há títulos como Semeador de Emoções (poemas), Educação: Análise e Perspectivas (ensaio), Rondônia: de pedaço em pedaço, uma história! (História), As Estrelinhas e seus amigos (infantojuvenil) e Maria Luiza Barbosa Chaves (biografia).

O professor José Valdir Pereira também já ocupou diversos cargos públicos importantes como subsecretário de Educação do Território e de Rondônia; pró-reitor acadêmico da Universidade Federal de Rondônia (UNIR - tendo assumido algumas vezes o cargo de reitor), presidente da Academia de Letras de Rondônia, coordenador de Planejamento da Secretaria de Educação do Ceará (no governo de Ciro Gomes), entre outros.

Atualmente, ele é consultor técnico em planejamento e em financiamento da educação, membro da Academia de Letras de Rondônia, membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), entre outras atividades.

SERVIÇO

Pauta: Professor José Valdir Pereira recebe estrela na calçada da fama do Buraco do Candiru

Data: 15 de outubro, sexta-feira

Horário: A partir das 19:30

Local: Buraco do Candiru – Alameda Jornalista Euro Tourinho, 2863 (antiga Guiana) – Bairro Embratel .

Sugestão de entrevistados: José Valdir Pereira (professor homenageado), Marcus Vinícius Danin (proprietário do Buraco do Candiru) e demais convidados do evento.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook