Professora Suruí de Rondônia conquista o maior e mais importante prêmio da educação básica brasileira
Para orgulho de Rondônia, a professora Elisângela Dell-Armelina Suruí, da etnia indígena Suruí, de Cacoal, está entre os dez vencedores do prêmio na área de alfabetização fundamental I.
Professora Elisângela Dell-Armelina Suruí
A revista Veja desta semana destacou, em anúncio de duas páginas, os 10 professores vencedores da 20ª edição do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da educação básica brasileira.
Para orgulho de Rondônia, a professora Elisângela Dell-Armelina Suruí, da etnia indígena Suruí, de Cacoal, está entre os dez vencedores do prêmio na área de alfabetização fundamental I. Ela é da Escola Indígena Sertanista Francisco Meireles, de Cacoal-Rondõnia.
O prêmio é realizado pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
Segundo a Fundação Victor Civicta, “Os alunos da classe multiseriada de 1º a 5º ano de Elisângela falam Paiter Suruí, mas tinham tanta dificuldade para escrever nesse idioma quanto para entender os materiais didáticos em língua portuguesa. Por isso, ela preparou junto com eles um caderno de atividades de escrita e leitura na língua materna, estabelecendo relações com a língua portuguesa e com a de sinais, já que existem muitos surdos entre o Povo Paiter. Considerando sua turma multisseriada, ela organizou o projeto para que todos pudessem trabalhar de acordo com seus saberes, potencializando as possibilidades dos alunos mais velhos e dando espaço para a ação dos mais novos”.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
E realmente um orgulho pra nos Rondoniense Parabéns professora!
Nós professores nos tornamos verdadeiros cientistas, qdo o assunto é ensinar.Buscamos varias fórmulas mirabolantes, c o intuito de ajudar q precisa e tem sede urgentemente de aprender. Agindo desta forma..o aprendizado é mútuo é gratificante. Eu tento dar o melhor de mim o q os meus pequenos aprendam.jamais cruzei os braços diante de tanta dificuldades, ela é q me istimula a continuar. Parabéns a coragem e visão desta professora diante das dificuldades de sua turma.
professor minha companheira de magisterio continue dessa forma fazendo a diferença que sua recompença será grande nos anais da educaçao de Rondonia, na vida destes alunos e Deus os recompesara...
Parabéns a professora. Merece no mínimo ser homenageada pela prefeitura de Cacoal e pela Assembléia Legislativa do Estado. A sra é a prova de que é possível oferecer um ensinar de qualidade e obter resultados satisfatórios, mesmo em um país que não valoriza a educação.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook