Professoras lançam livro “Lendas do Rio Madeira”

​​​​​​​O livro resgata histórias locais, vivências do imaginário popular e desperta nas crianças e jovens o interesse pela literatura.

Comunicação - Prefeitura de Porto Velho
Publicada em 19 de dezembro de 2017 às 15:38

Duas professoras de uma escola ribeirinha que faz parte da rede de ensino da prefeitura de Porto Velho lançam na tarde desta terça-feira (19), o livro intitulado “Lendas do Rio Madeira”. A obra é fruto do esforço das educadoras após elas se inscreverem no Programa Mais Cultura nas Escolas, idealizado pelo Governo Federal.

O Programa Mais Cultura nas Escolas consiste em iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (Minc) e da Educação (MEC), que tem por finalidade fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais.

Foi pensando nesta inciativa que as pesquisadoras Joana Brasil e Rosângela Arend, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ermelindo Monteiro Brasil, objetivando despertar nos alunos o interesse pela memória, escrita e identidade social da comunidade ribeirinha onde vivem, que são as localidades de Niterói, Maravilha, São João Batista, São Sebastião e Novo Engenho, criaram um projeto que resultou no livro “Lendas do Rio Madeira”, resgatando histórias locais, vivências do imaginário popular, despertando nas crianças e jovens o interesse pela literatura, reconhecimento do valor da sua própria cultura e incentivando futuros escritores.

Para o professor doutor Marcos Aurélio Marques, secretário municipal de educação de, esse trabalho pioneiro das professoras “será referência e incentivo para novos projetos a serem desenvolvidos na Rede Municipal em nosso município”.

O lançamento do livro será na própria Escola Ermelindo Brasil, nesta terça-feira, às 14h30min, com direito a apresentação dos músicos Bado, Bira Lourenço e Catatau, exposição do artista Ari Meira, apresentação cultural do Boto Tucuxi e o apoio da Associação Instituto Babaçu da Amazônia. A escola está localizada na BR-319, logo após a ponte sobre o Rio Madeira, à direita.

Contato - Adson Kleber 9 9270 2874

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook