Professores da Semed serão capacitados para lecionar língua italiana nas escolas

Convênio com Instituto Cultural Ítalo - Brasileiro permitirá a capacitação.

Comdecom
Publicada em 05 de outubro de 2018 às 10:27
Professores da Semed serão capacitados para lecionar língua italiana nas escolas

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e o secretário Municipal de Educação, César Licório, firmaram convênio com o Instituto Cultural Ítalo - Brasileiro (ICIB) para ensino da língua italiana aos professores da rede municipal e posterior inserção na grande extracurricular dos alunos. Inicialmente, 40 professores serão capacitados durante um ano.

Estiveram presentes para a assinatura do convênio o vice-presidente do ICIB Giuseppe d’Anna, e o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, os quais elogiaram o prefeito e o secretário por abraçarem o projeto.

As aulas de italiano serão realizadas semanalmente sob a coordenação da Semed e da ICIB. A formação para os professores começa no início do ano de 2019. “Em breve nossas crianças estarão apredendo uma nova língua e, futuramente, poderemos, com esse ensino, ampliar as possibilidades de intercâmbio cultural”, comentou o prefeito.

César Licório afirmou que é uma valiosa experiência, pois o italiano é considerado um dos idiomas mais bonitos e refinados do mundo. “Vamos proporcionar, nesta primeira etapa, este conhecimento aos professores por meio dessa parceria”, disse Licório.

Na segunda fase do projeto será a introdução do ensino da língua italiana aos estudantes da rede municipal, de modo extracurricular, conforme planejamento da Semed. Serão formados também novos profissionais eoferecido aperfeiçoamento aos já capacitados dentro do quadro de professores da rede municipal para o ensino da língua e cultura italianas.

A Semed está analisando como fará a seleção desses educadores, pois em reunião na noite de quarta-feira, no Teatro Banzeiros, mais de 60 demonstraram interesse.

Formação

O ICIB, executora dos cursos de formação e atualização de professores de italiano, organizará, juntamente com o Consulado Italiano de São Paulo, esse aperfeiçoamento, na media dos recursos financeiros concedidos pelo Ministério das Relações Exteriores Italiano. Anualmente haverá uma avaliação do desenvolvimento do projeto.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook