Professores e técnicos educacionais da Seduc participam de formação continuada na Língua Brasileira de Sinais
A importância da Língua Brasileira de Sinais na era da inclusão começa, principalmente, na área da educação
Outros cursos de Libras já foram aplicados também a servidores de outras secretarias do Governo de Rondônia
No Brasil, o ensino e o uso da Libras tem aberto inúmeras possibilidades para que as pessoas surdas tenham condições de se comunicar melhor no dia a dia e usufruir de direitos básicos concedidos a todos os cidadãos como, por exemplo, acesso ao ensino público. A importância da Língua Brasileira de Sinais na era da inclusão começa, principalmente, na área da educação. Com essa preocupação, o Governo de Rondônia, por meio da Diretoria Geral de Educação – DGE, Gerência de Formação e Capacitação Técnica – GFCTP, da Secretaria de Estado da Educação – Seduc tem realizado desde 2022, cursos de formação continuada em libras para servidores.
A gerente de formação, capacitação técnica e pedagógica da Seduc, Silvânia Gregório Carlos, pontuou que a Diretoria Geral de Educação – DGE tem se preocupado em continuar a investir ainda mais em formações voltadas à inclusão social. “Temos feito capacitações junto aos professores, iniciando pela capital e depois, chegando aos municípios do interior, para instruí-los sobre Libras e prepará-los para atender os alunos que falam na língua de sinais nas escolas”.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, a formação continuada junto aos professores e técnicos da Seduc, “é um dos importantes passos rumo a um amplo acesso, proporcionando assim, um ensino de qualidade, atendendo às necessidades dos alunos que falam em Libras”.
Governo tem realizado cursos de formação continuada em libras
CAPACITAÇÕES
Em 2022, a Seduc realizou uma formação continuada na Língua Brasileira de Sinais – Libras, para cerca de 200 professores nos municípios de São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé e Buritis. O curso teve duração de 40 horas aos técnicos da Seduc/Sede, no auditório Rosilda Shockness do Palácio Rio Madeira – PRM, em Porto Velho, para 35 professores.
Neste ano, a Gerência de Formação e Capacitação Técnica – GFCTP da Seduc está organizando e trabalhando para a realização da prática da 3ª e 4ª etapas da formação continuada em libras, nos municípios de São Francisco do Guaporé, Seringueiras e São Miguel do Guaporé.
Buritis foi a primeira cidade a receber a 3ª etapa da formação continuada, que teve início na última segunda-feira (6), com o encerramento na sexta-feira (10). Os professores e técnicos da educação do município estão tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em Libras. Em maio, haverá a 3ª etapa do curso em Porto Velho e desta vez, terá um total de 160 horas/aula.
Sempba promove palestra sobre posse e guarda de animais domésticos
A ação foi realizada com acadêmicos do Centro Universitário São Lucas
Cerimônia abre os atendimentos do Mês da Mulher no Centro Ceci Cunha
Programação da Campanha Março Lilás na unidade acontece até o dia 17
Semed cumpre agenda em Fórum da Undime em São Miguel do Guaporé
Secretária e técnicos da educação de Ji-Paraná trocam experiências no evento
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook