Projeto 'Conexão Etnoturismo' estuda viabilizar potencial turístico em comunidades indígenas do Estado
Propósito do evento é a implantação de um plano de visitação em outras localidades indígenas, seguindo a legislação federal e as normas técnicas do turismo sustentável
Atividades turísticas nas comunidades seguirão a legislação federal e as normas técnicas do turismo sustentável
O turismo tem se desenvolvido nos últimos anos e buscando oferecer um novo atrativo no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, realiza nos dias 20 e 21 de junho, o evento Conexão Etnoturismo, em Cacoal, com o propósito de promover a integração e alinhamentos das comunidades indígenas para que sejam visitadas por turistas.
Para o governador Marcos Rocha, incentivar o turismo em áreas indígenas traz o resgate da história e fortalece a cultura de Rondônia. “As comunidades indígenas rondonienses são caminhos que ajudam a contar a história do Estado. Com respeito ao território, as rotas serão instrumentos promissores de turismo, desenvolvimento social e econômico”, ressaltou.
Por enquanto, somente a comunidade Paiter Suruí, em Cacoal, possui rota turística para moradores e visitantes do Estado, onde é possível desfrutar de diversas atrações como: pintura corporal indígena, degustação de alimentos regionais indígenas, danças e venda de artesanatos.
De acordo com o titular da Setur, Gilvan Pereira, o intuito do evento é dar iniciativa para futura implantação de um plano de visitação em outras localidades indígenas. “Nosso objetivo é mostrar para outras comunidades, que elas possuem um grande potencial, e seguindo as recomendações, estas também podem se tornar um atrativo à população em geral”, afirmou.
As atividades turísticas nas comunidades seguirão a legislação federal e as normas técnicas do turismo sustentável para promover as atividades turísticas; no processo de desenvolvimento local, regional e estadual do turismo, promovendo assim, atrativos e troca de experiências. O evento vai contar com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre elas, representantes de comunidades indígenas, secretários municipais e estaduais, diretores e demais representantes das pastas do turismo.
Arraial Flor do Maracujá apresenta grupos folclóricos como Rosa Divina e Nova Junina do Orgulho
Rosa Divina, a mais antiga a se apresentar no arraial com sua tradição, e a Nova Junina do Orgulho, uma jovem e promissora quadrilha com apenas cinco anos de existência
Prefeitura oferece curso preparatório gratuito para o Enem 2023
Inscrições para preparatório iniciam na próxima segunda-feira (26)
Subsídio na energia é o que mais encarece a conta de luz, diz entidade do setor
Os consumidores de energia elétrica deverão pagar R$ 35 bilhões em subsídios em 2023
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook