Projeto de inclusão social inicia nesta quinta-feira no Ifro Zona Norte

Autoridades do Corpo de Bombeiro, Governo do Estado de Rondônia e representantes do IFRO estarão presentes na aula inaugural.

Assessoria
Publicada em 26 de abril de 2018 às 09:37
Projeto de inclusão social inicia nesta quinta-feira no Ifro Zona Norte

Será realizada nesta quinta-feira, 26 de abril, às 17h na Quadra de Esportes do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte, a aula inaugural do “Projeto Pegasus: Chutando Barreiras”, realizado em parceria entre o IFRO e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia. Autoridades do Corpo de Bombeiro, Governo do Estado de Rondônia e representantes do IFRO estarão presentes na aula inaugural.

As duas instituições firmaram uma parceria para o desenvolvimento de um projeto de extensão de inclusão social por meio da prática esportiva da arte marcial coreana, o Taekwondo. Nomeado como Pegasus Rondônia: Chutando Barreiras é uma extensão do projeto Pegasus, que vem sendo realizado no Estado de São Paulo, e visa o atendimento de pessoas de ambos os sexos, a partir dos 05 anos de idade, com ou sem deficiência.

Amauri Fernandes, representante da Policia Militar de Rondônia explicou que a ideia surgiu quando sua esposa esperava o nascimento de seu primeiro filho, o que lhe trouxe inspiração para desenvolver projetos dessa natureza. Em 2011 conheceu o Mestre Marcelo Rezende, que já desenvolvia o projeto em São Paulo e começaram as tratativas a respeito de uma parceria. Um dos problemas encontrados para o desenvolvimento da ideia estava relacionado ao local adequado para atender todos os públicos. Já neste ano, Amauri encontrou seu colega de TAE-KWON-DO, Jorge Washington de Amorim Junior, atualmente professor de Administração do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte e então conversaram sobre as possibilidades de desenvolvimento do projeto pela instituição.

Em Porto Velho, o projeto será coordenado pelos professores Amauri Fernandes (3° DAN, Professor de Educação Física) e Jorge Washington de Amorim Junior (1° DAN e Professor de Administração do IFRO). As inscrições ocorreram de forma gratuita e os interessados arcarão apenas com despesas de uniforme e taxas de graduação, se necessárias. O projeto tem o apoio da International Police Sports Union (USIP) e da Brazilian Police Sports Federation, através do Mestre 7° DAN Marcelo Rezende, e Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O professor Jorge declarou que os idealizadores do projeto estavam contentes com a parceria: “Como não poderia ser diferente, alegramo-nos com a atitude visionária tanto da direção do IFRO Campus Zona Norte representada pela pessoa do Sr. Miguel Fabricio Zamberlan e do chefe do Departamento de Extensão, Porf. Alberto Viana, como pelo comando do Corpo de Bombeiros que foram entusiastas e não hesitaram em apoiar a ideia em nenhum momento”. Além disso, Jorge mencionou o apoio do presidente da Federação Rondoniense de Tae Kwon Do. “Nosso presidente da Federação Rondoniense de Tae Kwon Do, Mestre Robson Oliveira traz em sua gestão a proposta de apoiar tanto esse projeto como outros que venham a engrandecer a filosofia do Tae Kwon Do em nosso Estado de Rondônia.”

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook